22 abril, 2015

Pojeto de Leitura e Escrita (Redação do ENEM) é realizado através da exibição de vídeo no DHG

Voltado para o desenvolvimento da consciência crítica e da escrita de redação para o ENEM, o Projeto CINE VÍDEO: lendo o mundo , a imagem e palavra, coordenado pela biblioteca escolar, sob orientação das Profs. Márcia Navarro e Silvia Silva, vem sendo realizado desde março de 2015, todas as 2ª, 4ª e sextas (de 14:h00 às 18:h00), para o turno da tarde e 3ª e 5ª (de 19:h00 às 22:h00) para o turno da noite. O projeto foi potencializado para desenvolver o conhecimento sobre os temas emergentes na sociedade contemporânea, através da exibição de filmes que tratam os variados aspectos dos temas sociais, os quais são discutidos e explanados com objetivo de formar o aluno crítico, com capacidade de discorrer sobre diversos temas existentes na sociedade em que vive. Após a abordagem do tema, o aluno tem oportunidade de  obter conhecimento da gramática culta, regras gramaticais e elemento linguísticos extra textuais, entre outros, sendo habilitado para aperfeiçoar sua capacidade de escrita e produção textual. O projeto está sendo executado no período da greve dos professores do estado, com objetivo de preparar os alunos para a "temida" redação do ENEM a partir de uma ação diferenciada da sala de aula, no qual o mesmo sinta o prazer de escrever, através sua percepção sobre os filmes exibidos.
 
Informamos que após o período de greve, os horários deverão ser reajustados de acordo com o calendário escolar. (inscrições para o projeto na coordenação pedagógica da escola- tel: 3248-0743)
 

Projeto de Teatro do DHG 2015

O Projeto de Teatro do DHG, está sendo coordenado pelos Profs. Waldir Lisboa e Marcia Navarro. Foi reativado no mês de março de 2015, uma vez que já vem sendo realizado a três anos, com participação frequente na Feira Pan Amazônica do Livro. Este trabalho traz benefícios consideráveis para nossos jovens estudantes, pois permite que eles identifiquem-se em si mesmo e nos personagens que estudam. No projeto, é apresentado a contextualização histórico e cultural do teatro, que possibilita ao participante, perceber seu próprio comportamento enquanto cidadão e enquanto ser humano integrante do mundo que o cerca.


Objetivos do Teatro na Escola:


Promover o desenvolvimento do equilíbrio emocional, pensamento crítico, corpo e da mente através de jogos teatrais e técnicas, tendo como resultado apresentações com temas educativos e com textos literários que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes. As aulas foram agendadas para todas as quintas, das 14:h00 às 18:h00, ficando as terças para os ensaios do Coral.

Projeto de Canto Coral do DHG 2015

O Grupo de Canto Coral do DHG, foi reativado no mês de março de 2015, através do Projeto Canto Coral do DHG, que está sendo coordenado pelas Profs. Marcia Navarro e Silvia Silva. O Projeto,  tem objetivo de promover a integração dos participantes através da musicalização, desenvolvendo a valorização do "ser", a autoestima no adolescente e o aperfeiçoamento de talentos. Esta atividade é prevista na LDB (Leis de Diretrizes e Bases) e tem sua importância por ser  uma ação espontânea, um meio de expressão, geralmente prazeroso, trabalhando no participante a sensibilização enquanto ser humano e sua criatividade enquanto artista. O trabalho em grupo auxilia o desenvolvimento da personalidade, o respeito ao próximo e o desenvolvimento da organização, disciplina, pontualidade, sensibilidade e criatividade. Os Ensaios acontecem na sala da Vídeo do DHG, todas as terças -feiras de 15:h00 às 18:h00.

09 abril, 2015

REVITALIZAÇÃO E REFORMA NO DHG, MARCAM A OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS, COM PARCERIA ENTRE CONSELHO ESCOLAR E AMIGOS DA ESCOLA

A Escola Dona Helena Guilhon, está a todo vapor na revitalização de alguns espaços da Escola, entre eles foram contemplados: Biblioteca, Arquivo, área recreativa, banheiros, salas de aula e corredores. A operação está sendo comandada pelo Conselho Escolar (sob a coordenação da Prof. Maria José), que vem buscando, através dos recursos federais, atender as demandas necessárias a manutenção do espaço escolar. Além dos recursos oriundos dos Programas Federais, como Mais Educação e PDDE, nossa escola tem o privilégio de contar com a parceria dos "Amigos do DHG", que por enquanto são: Prof. Luis Cavalcante (Ex-professor da Escola e morador da comunidade), Renê (técnico em informática morador da comunidade), João Melo (morador da comunidade) e Waldir Lisboa (Arte educador, prof. do programa Mais Educação e morador da comunidade). Gostaríamos de agradecer a iniciativa do Conselho Escolar e dos Amigos da Escola, com o seguinte texto de Paulo Freire:






08 abril, 2015

SEMANA PEDAGÓGICA DO DHG 2015

A Semana Pedagógica 2015 da Escola Dona Helena Guilhon, aconteceu no período de 10 a 13 de março de 2015, com o tema " Educação: compromisso de todos". A semana oportunizou a socialização das atividades e projetos desenvolvidos na escola, além da atualização coletiva do Projeto Político Pedagógico. No evento, os servidores lotados na biblioteca apresentaram o tema "Leitura e sala de aula: uma parceria indispensável na construção do aluno crítico", além da apresentação dos projetos: Mais Educação , Mundiar, O Cipó e a friagem (Prof. Walquiria), Cine Vídeo: lendo o mundo, a imagem e a palavra (Márcia Navarro e Silvia Silva) e PROERD (Parceria com a Policia Militar do Estado). Na finalização das atividades, o encontro foi avaliado como enriquecedor, pois permitiu a visualização sistemática das atividades desenvolvidas na escola, o planejamento das ações futuras e sobretudo a integração dos servidores.

 

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.