13 fevereiro, 2015

Formação Docente SISMEDIO

Demos início ao processo de formação de professores e técnicos do Ensino Médio em nossa escola.

Esta formação advém do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, tem como objetivo promover a valorização da Formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas
áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB
(Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio –

DCNEM (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).

A Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio tem
por objetivos contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores
pedagógicos e rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as DCNEM.
Ela se organiza da seguinte forma:
I – as Instituições de Ensino Superior – IES formadoras, definidas pelo MEC em articulação
com as Secretaria de Estado de Educação – Seduc, são responsáveis pela formação de formadores
regionais e pelo acompanhamento da formação dos orientadores de estudo e dos professores e
coordenadores pedagógicos nas escolas;
II – os formadores regionais são responsáveis pela formação de orientadores de estudo; e
III – os orientadores de estudo são responsáveis pela formação, na escola, dos professores e
coordenadores pedagógicos do Ensino Médio.

O curso privilegia a articulação entre teoria e a prática no processo de formação docente, fundado no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. Considera a escola
como lócus de formação continuada e (re)construção coletiva do projeto político-pedagógico em
suas articulações com as concepções de juventude e direito à qualidade social da educação.

O eixo central do processo formativo dos professores e coordenadores pedagógicos do
Ensino Médio é o desenvolvimento da temática "Sujeitos do Ensino Médio e formação Humana
Integral".

Modalidade de ensino: Presencial.
Carga horária: 200 horas para professor e coordenador pedagógico do Ensino Médio.

Tempo de duração do curso: 10 meses.













12 fevereiro, 2015

Direitos Humanos em Cena

Nesta terça 10/02/2015 firmamos parceria com a SEJDH/CTETP (Coordenação Estadual de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo), serão atendidas duas turmas de 7a. série, uma pela manhã e outra pela tarde. Os tais desenvolvidos são: Direitos Humanos, violência doméstica, abuso e exploração sexual, igualdade de gênero, trabalho infantil, trabalho escravo e tráfico de pessoas. O objetivo é fomentar estratégias para o empoderamento de adolescentes, através de discussão das temáticas que levem ao fortalecimento de atitudes para identificação e enfrentamento das situações do tráfico de pessoas.
Postado por Maria Jose Cavalcante


19 dezembro, 2014

ENCERRAMENTO DO PROED 2014

Nossa Escola Helena Guilhon teve participação especial na certificação dos alunos participantes do  PROERD. O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Nesta oportunidade parabenizamos nossos alunos e Instrutores do Programa, em especial a soldado Thaislin que não mediu esforços para que os alunos pudessem ter uma participação especial no evento de encerramento do Programa com entrega de certificados e cerimônia realizada na Assembléia de Deus, no dia 17/12/2014.
As turmas da escola que foram atendidas pelo Programa em 2014 foram a 701 e 702 (Manhã) e 731 e 732 (Tarde).











12 dezembro, 2014


OFICINA DE FOTOGRAFIA:

A oficina de fotografia ministrada pelo professor Marcus Buro(nte ananindeua ) foi de grande valia, no que diz respeito a construção do conhecimento. A oficina foi realizada nos dias 01,02 e 04  de dezembro de 2014, onde participaram professores e alunos da escola. Com  um clic , podemos eternizar momentos,  paralizar  movimentos, compartilhar sentimentos e registrar grandes ou pequenos acontecimentos. A fotografia é a arte de apreciar a beleza plástica mesmo que para alguns olhos ela passe despercebida. Esta arte tem o poder de nos envolver surpreendentemente pela forma de eternizar o que  o nosso olhar quer viver para sempre.

Algumas imagens fotografadas por alunos da oficina.














10 dezembro, 2014



 REUNIÃO DE MONITORIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


Com o objetivo de promover a eficiência e eficácia de suas ações, foi realizada nesta quarta-feira, 10/12/2014 a Reunião de Avaliação e Nivelamento de Monitores do Programa Mais Educação da EEEFM Dona Helena Guilhon.
A coordenadora do Programa Mais Educação, Trícia Amoras, ressaltou a importância de momentos como este para promover melhorias no processo educativo da educação integral.
A equipe multidisciplinar de monitores é formada por: Camilo Gonçalves, Felipe Amoras, Henrique Barros, Jéssica Couto, Janete Silva, Waldir Lisboa, Sandro Athaualpa, Patrícia Lima, Mahayane Nunes, Renam Wallace.
O encontro foi contemplado com uma dinâmica de integração realizada pela Coordenadora Pedagógica Teresa Gonzaga.







Parabéns ao sucesso do Mais Educação!

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.