10 maio, 2010

Você é parte desse mundo!


Enquanto você está em sua casa em uma noite fria e gostosa sentado no sofá vendo aquele filme na TV, ou quando você está debaixo do chuveiro e fecha os olhos virando a face para cima de encontro a água e começa a pensar na vida, na escola, no trabalho, no futuro; uma infinidade de coisas acontecem no mundo. Uma criança morre de fome na África, uma mãe chora deitada num pedaço de papelão abraçada ao seu filho em um beco sujo, um adolescente abraça o mundo das drogas, um pai de família é forçado a roubar para então poder comprar o pão de cada manhã, assaltantes acabam matando outro em um bairro perigoso e uma mulher apanha de seu próprio marido.

Essas coisas podem estar acontecendo neste exato momento em que você lê este texto.

Ao tomarmos conhecimento dessas atrocidades ficamos revoltados e culpamos, justamente, aqueles que deveriam evitar que isso acontecesse, o governo.

Tenho certeza que se eu estivesse ao seu lado agora, e lhe fizesse a seguinte pergunta: “você é a favor da paz?” Você diria sim, com um tom de exaltação por saber que é o único caminho para acabar com essas atrocidades prescritas.

Mas essa não é a pergunta chave. A pergunta chave é: você faz algo a favor da paz?

Não?

Não se sinta envergonhado por não fazer nada, a culpa não é sua. Afinal de contas você não pode fazer nada. Não é?

Não!

Se você é um aluno da rede pública e está lendo esse texto agora, saiba que você pode fazer tudo, pois eu acredito em você e tenho a plena certeza que você tem o poder de mudar o mundo.




Infelizmente, a sociedade nos fez acreditar que só seremos alguém quando nos formamos, tivermos um bom emprego e ganharmos um salário gordo todo mês; e que enquanto isso nós temos que estudar para ganhar um papel, chamado diploma, que alegue que nós estamos nos padrões da sociedade e que estamos prontos para servi-la com o nosso trabalho. Mas eu contesto a sociedade, eu afirmo que ela está errada, pois você é alguém e não precisa de um papel para provar isso, você não precisa estar encaixado nos padrões de alguém para não ser considerado um nada.

Acredite quando eu digo que o mundo chora e precisa de você. Só você pode ajudá-lo. Esperar que alguém faça algo por você é burrice.

Mas esqueci de lhe perguntar. Você acha que tem a capacidade de mudar o mundo? Você não se considera inteligente o suficiente para isso?

Meu caro leitor, o que é que você acha da bomba atômica? Certamente foi idealizada por um cara super inteligente. Mas se eu pudesse optar entre ter uma inteligência genial que pudesse destruir o mundo ou uma inteligência normal e inofensiva, eu escolheria a segunda.

O mundo tem inteligência o suficiente, tem pessoas que inventaram a internet, o celular e etc... Mas essa inteligência vem trazendo o que o mundo realmente precisa? Ou apenas luxo desnecessário que vem com a mascara mentirosa dizendo que realmente é o que o mundo precisa?

A escola propicia inteligência, ela nos forma para sermos cidadãos dentro da sociedade.

Mas e a escola no conceito de paz e na tentativa de mudar o mundo, está agindo corretamente?

Não!

A escola nos ensina a fazer contas, a escola nos ensina o que é átomo, a escola nos ensina a falar a linguagem padrão, a escola nos prepara para sermos apenas mais uma engrenagem trabalhadora desse mundo que mais parece uma selva, onde para você conseguir algo, primeiramente tem que tirar do seu irmão. A escola nos ensina teoria, a escola nos ensina prática, a escola nos ensina como o mundo funciona e o que devemos fazer para continuar funcionando. A escola ensina várias coisas, mas não ensina o mais importante. A escola não ensina o que é amor, compaixão e como devemos fazer para conseguir a paz.

Nós estudamos, crescemos e nos tornamos sujeitos capacitados no mundo do capitalismo. Mas e para o mundo das pessoas? Nos tornamos inteligentes mas incapazes de fazer algo a favor do verdadeiro mundo em que habitamos, que é um mundo necessitado.

Você realmente quer ser mais uma engrenagem desse mundo chamado capitalismo?

Você quer estudar durante vinte anos, conseguir um emprego, trabalhar mais uns trinta anos, se aposentar e esperar a morte chegar?

Esse me parece o resumo da vida de uma pessoa normal. Ser uma engrenagem sem expressão e sem força de vontade de uma maquina fria e calculista chamada capitalismo, que não lhe dá o que você precisa, mas que se for conveniente, troca por alguns pedaços de papel formato retangular.

Seja você aluno, professor ou qualquer outra pessoa que esteja lendo esse texto, não faça o que você não quer por via do dinheiro, a vida é para ser vivida, faça o que você quiser, torne esse mundo melhor. Não tenha medo de sair por aí pregando a paz e ser humilhado e chamado de doido, sendo alvo de deboches. Jesus foi humilhado, John Lennon foi humilhado e qualquer pessoa que também tentar mudar esse mundo vai sofrer convergências, porque a sociedade está corrompida e não percebe, porque as pessoas viraram zumbis e são controladas todos os dias por um sistema que difunde a ganância, a briga por posses e o fanatismo pelo dinheiro.

Mas se você leu esse texto até agora, feche os olhos por uns minutos e tente imaginar o que está acontecendo no mundo nesse instante. Não se atrele apenas aos horizontes da sua vida, não pense apenas no que vai ser de você da qui a alguns anos, que emprego vai conseguir, qual mulher vai namorar. Não pense apenas com sua cabeça, pois desde que você nasceu ela vem sendo envenenada, tente pensar com o seu coração.

Meu nome é Douglas Castilho, tenho dezesseis anos, estudo não para conseguir um diploma e ter meu emprego, mas sim para ter o caráter e a capacidade de fazer algo pelo mundo. Mas eu não vou tentar fazer algo pelo mundo daqui a alguns anos, tentarei fazer agora, e esse texto é apenas o começo de uma luta que pode consumir minha vida, mas que pode dar mais paz a esse mundo. Eu não tenho medo de surra, eu não tenho medo de pancada, eu não tenho medo de ser humilhado, eu não tenho medo de virar um morador de rua, eu não tenho medo de morrer, só tenho medo que você não concorde comigo e que eu seja o único.
Douglas Castilho.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.