25 janeiro, 2010

Especialização para professores da rede pública - UFPA

Será aberto nesta terça-feira, dia 26, o período de inscrição para Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso é gratuito e é específico para professores da Rede Pública de Ensino.

Formação - A especialização é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) e abre 45 vagas. O curso compreende que a reversão da discriminação e do preconceito só é possível por meio da educação e do esclarecimento, e parte do princípio que a escola, no Brasil, constitui um espaço de “grandes assimetrias no tocante às condições sociais dos agentes escolares”. Veja mais informações no edital, disponibilizado no link abaixo.


Calendário

Divulgação do Edital: 18 a 26 de janeiro de 2010;

Inscrição ao processo seletivo: 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2010;

Deferimento das inscrições: 26 de fevereiro de 2010;

Prova Escrita (eliminatória): 10 de março de 2010, das 8h às 12h;

Divulgação do Resultado da Prova Escrita: 15 de março de 2010;

Entrevistas (eliminatória): 16 a 22 de março de 2010;

Análise dos currículos (classificatória): 23 a 25 de março de 2010;

Divulgação do resultado final: 26 de março de 2010;

Início das aulas: 30 de março de 2010.

Texto:Mari Chiba
Ascom/Seduc
Postado por Eric.

Grêmio estudantil

Imagine uma escola em que os alunos participassem, junto a direção e professores, ativamente dos interesses da escola, promovendo campeonatos, rifas, concursos de redação e festas nos finais de semana a fim de acumular dinheiro para ser usado na compra de lixeiras para as salas e de material destinado à produção do jornal da escola, para alugar um ônibus que leve a um passeio em centros históricos e culturais da cidade, e para o lazer estudantil. Além de acumular dinheiro para fins benéficos à escola, esses alunos também participam não só de eventos realizados por eles mesmos, mas também, do próprio controle da escola por intermédio de seus projetos, sugestões e críticas; também estão presentes na criação de regras, como: o uso do cartão de autorização para se retirar da sala em período de aula, incrementar o cargo de monitor de corredor responsável por manter a ordem quando em intervalo, o uso de carteirinhas para o acesso a escola e o implante de armários escolares, com o propósito de reduzir o incômodo causado pelo peso dos livros didáticos. Além disso, esses alunos têm um maior poder de expressão e de participação nos assuntos que dizem respeito ao espaço escolar. São ouvidos pela direção, e têm uma grande importância no controle da escola.

Enfim, a escola que acabou de ser retratada no parágrafo acima parece pertencer à uma realidade bem distante para quem é aluno da escola D.Helena Guilhon. Pois se você estuda no “Helena”, sabe muito bem que os alunos são os últimos a serem ouvidos, isso quando são ouvidos. Projetos, eventos, práticas esportivas como os jogos estudantis, são produzidos, quase unicamente, pela diretoria; o aluno tem participação precária no planejamento desses projetos. Tudo o que fazem é apenas participar do evento já realizado. Mas será que esses eventos realizados pela diretoria atendem os desejos e necessidades dos alunos? E se esses planejamentos possuíssem “aquele toque” que só o corpo estudantil sabe dar, não seriam eventos muito melhores, já que os alunos com a concepção de que os eventos seriam realizados tendo como base eles mesmos, se esforçariam mais que os funcionários, e mostrariam um engajamento com um melhor desempenho na realização dos eventos?

Mas para mudar esse quadro e tornar a escola D.Helena Guilhon mais semelhante a escola retratada no primeiro parágrafo, primeiramente temos que analisar o fator que difere as duas escolas .

Observamos que na escola retratada no primeiro parágrafo, os alunos têm um grande índice de participação nos assuntos da escola, realizam projetos, festas, e acumulam dinheiro para ser usado em seus fins. Participam ativamente em harmonia com a diretoria, coordenadores e professores. Já na segunda escola retratada, o “Helena Guilhon”, é inexistente essa participação dos alunos nos projetos, planejamentos e eventos da escola. Não há participação do corpo estudantil, esta é restrita aos diretores, coordenadores e professores, únicos que possuem poder elevado de expressão.

Ou seja, a grande diferença entre as duas escolas está na participação do corpo estudantil no interesse escolar. O que automaticamente nos lança a seguinte pergunta: Como aumentar a participação dos alunos da escola D.Helena Guilhon nos projetos e planos da escola?

A fim de responder essa indagação, será feita uma outra analise.

Sabe-se que para se dirigir uma empresa, instituição, escola ou qualquer outra coisa, é necessária capacidade e organização. Do mesmo modo que sabe-se que um cirurgião capacitado em plena realização de uma cirurgia, se encontrando em completa desordem, não encontrando o bisturi, a tesoura masson de 27cm e os restantes dos instrumentos cirúrgicos para efetuar a cirurgia com êxito, perderia preciosos minutos, cujo provavelmente causariam a morte de seu paciente. Ou então o contrário, um cirurgião que mantém sua sala de cirurgia na mais elevada ordem, portando conhecimento da localidade de cada instrumento de seu oficio, mas que não tendo a capacidade suficiente para realizar uma cirurgia com êxito, igualmente ao cirurgião capacitado, entretanto desordeiro, causaria a morte de seu paciente.

Constata-se que unindo ordem e capacidade se obtém sucesso em seja lá qual for a empreitada. Mas com o numero demasiado de alunos que se encontram na rede escolar, fica deveras difícil haver organização entre eles, ainda mais na realização de projetos e planos que seriam feitos para a escola se, realmente desejarmos, seguir os parâmetros da escola retratada no primeiro parágrafo. Sem contar na capacidade, pois entre tantos alunos, sempre existirão aqueles que a tem presente e aqueles que a tem ausente. Então seria bastante difícil o corpo estudantil possuir ordem e capacidade perante a seu numero demasiado de integrantes comparado ao numero dos integrantes da diretoria e dos demais, para trabalharem juntos em plena harmonia? Sim, por isso teríamos que atrelar capacidade e organização no corpo estudantil.

Mas como?

De um modo simples, que durante muito tempo e em várias escolas vem sendo feito. Simplesmente com a implantação de um “Grêmio Estudantil”, cujo seria representado por apenas um grupo de alunos, que serão eleitos por votação da massa.

E o que é um “Grêmio Estudantil”?

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Qual o objetivo deste grêmio?

Um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído.

O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas idéias e opiniões.

Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola.

É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.

Como formar um “Grêmio Estudantil”?

Grêmio passo a passo


Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes. Veja com atenção cada um dos passos.

1º PASSO
• O grupo interessado em formar o Grêmio comunica a direção escolar, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a comissão pró-grêmio. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.

2º PASSO
• A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da
assembléia geral. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da comissão eleitoral.

3º PASSO
• Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

4º PASSO
• A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO (o voto é secreto). A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de eleição para divulgar os resultados.

5º PASSO
• A Comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da Ata de Eleição e do Estatuto para a Direção Escolar e organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).

A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.

Por quem é composto um Grêmio?

Um Grêmio Estudantil é formado pelos seguintes grupos:

COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO

Grupo de alunos interessados na formação do Grêmio. Tem como tarefas: divulgar a idéia do Grêmio na escola, elaborar o Estatuto do Grêmio e convocar a Assembléia Geral.

ASSEMBLÉIA GERAL

Reunião de todos os alunos da escola para discutir e aprovar alguma proposta do Grêmio. É o órgão máximo de decisão do Grêmio Estudantil. Para garantir que a decisão da Assembléia Geral seja representativa, pelo menos 10% dos alunos matriculados na escola deverão estar presentes na reunião, do contrário, convoca-se outra Assembléia Geral.

COMISSÃO ELEITORAL

Grupo formado por dois representantes de cada chapa, representantes de classes e Coordenação Pedagógica da escola. Será responsável por todo o processo eleitoral: fazer as cédulas com os nomes das chapas, providenciar a urna, contar os votos e divulgar os resultados.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)

É uma instituição auxiliar da escola, que tem como objetivo contribuir com o processo educacional e a integração família-escola comunidade.

Como a escola não tem autonomia para movimentar recursos financeiros diretamente, é pela APM que recebe e aplica recursos vindos da Secretaria de Educação ou resultante de festas, contribuições etc.

É composta por, no mínimo, 23 pessoas (onze no Conselho Deliberativo, nove na Diretoria Executiva e três no Conselho Fiscal).

CONSELHO DE ESCOLA

O Conselho é o maior órgão de decisão da escola. É composto por 40% de professores, 25% de pais, 25% de alunos, 5% de especialistas e 5% de funcionários, eleitos no início do ano.

MAIORIA SIMPLES DE VOTO

Considerando o total de votos obtidos, vence quem receber o maior número de votos (metade mais um).

QUORUM

Número de pessoas presentes em uma reunião, assembléia ou discussão.
Pode-se estabelecer um quorum mínimo, ou seja, um número mínimo de pessoas necessário para legitimar uma decisão.

Existem três níveis de representação das entidades estudantis: as municipais,
as estaduais e a federal. Elas são autônomas. Por exemplo, no caso de São Paulo:


MUNICIPAL

UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas)
Representa os estudantes do Ensino Médio. Toda cidade pode ter sua entidade.

ESTADUAL

UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas)
Representa os estudantes do Ensino Médio do estado de São Paulo. Cada estado pode ter sua entidade.

NACIONAL

UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
Representa todos os estudantes do Ensino Médio brasileiro.

CONCLUSÃO

O único modo de atrelar capacidade e ordem no corpo estudantil, e por intermédio da eleição de um grupo de alunos, dentre os que serão mais capacitados. Com a fundação do Grêmio, os alunos da escola D.Helena Guilhon, só têm a ganhar, juntamente a escola que recebera idéias e planos de mente jovens e dispostas a formar uma escola ideal como a retratada no primeiro parágrafo.

Douglas Castilho_1001

20 janeiro, 2010

O planejamento pedagógico em tempos de educomunicação

Começo de ano é também o começo da jornada pedagógica para milhares de pais, alunos e professores. Se de um lado os pais se entregam ao cansativo e dispendioso processo de matrícula, compra de material escolar etc, os professores iniciam o trabalhoso processo de planejamento pedagógico. E planejar o trabalho pedagógico é, de todos, o mais significativo momento do processo educacional.

Nesse momento, é fundamental ter em mente o papel das Salas de Informática-SI como ambientes tecnológicos de aprendizagem colaborativa; dos computadores em rede, como poderosas ferramentas pedagógicas, e das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC como auxiliares na formação crítica e participativa do sujeito social.

Assim, ao se prepararem para o planejamento, ou para a elaboração do Projeto Político Pedagógico-PPP da escola, a comunidade pedagógica (professores, gestores e técnicos) deve, por dever de ofício, estar atenta para o papel da Informática no processo de construção de conhecimentos.

Nesse cenário, destacamos os Blogues como um dos catalisadores do processo educativo, graças a sua versatilidade e possibilidades multi-inter-transdiciplinares. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os blogues não são ferramentas de educação. Os blogues são ferramentas de educomunicação, ou seja, os blogues são formas de educar através de recursos multimidiáticos capazes de integrar a formação escolar, baseada em conteúdos disciplinares, com uma proposta de reflexão e intervenção social a partir da análise, produção e socialização da informação.

Planejar resistindo à modernidade

Para usar os blogs nessa perspectiva é preciso, antes de tudo, que o educador abandone a práxis tradicional e amplie seus horizontes conceituais e didático-pedagógicos. É necessário desenvolver novas habilidades e competências para empregar as TIC na transmissão de conteúdos de sua disciplina. Entretanto, durante a formação inicial a Academia não ofereceu formação nessa área, e muitos professores tendem a manifestar uma certa resistência à essa ferramenta. E à mudança comportamental que ela exige...

Talvez por isso muitos professores considerem o planejamento pedagógico como uma obrigação anual onde devem, apenas, preencher um documento exigido pela direção da escola. E em muitos casos ele é uma cópia do anterior.

Todo planejamento é um trabalho de reflexão e de elaboração de ações para resolver as dificuldades enfrentadas ou vindouras. Mas, ao voltar as costas para o potencial educomunicativo da Internet e das ferramentas virtuais de interação e criação de comunidades, como blogues, podcasts (rádio digital), Twitter, facebooks, por exemplo, o planejamento pedagógico da escola não somente mostra-se acrônico, defasado e deficitário de recursos, como também surdo e cego aos gritos e sinais da modernidade. Esse planejamento não atenderá aos objetivos da escola, não satisfará os alunos e nem contemplará as necessidades da sociedade do século XXI.

Prof. Franz
Fonte: http://esteblogminharua.blogspot.com

17 janeiro, 2010

NTE(Núcleo de tecnologia Educacional) Avança

O Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington Lopes dá os primeiros passos para a implantação do seu Centro de Estudo e Pesquisa Multimídia- CEPEM, que tem como patrono o jornalista e emérito pesquisador na área da Comunicação e Educação Prof. Ismar Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

* Nas imagens acima: o rack com a mesa de som e o amplificador (parte do equipamento do Projeto Rádio Escola); o Prof. Sanches montando o equipamento em nosso NTE e o Coordenador do NTE, Prof. Marcelo, verificando o aparelho de CD/ DVD, que juntamente com o micro system são do acervo do NTE.
A criação de um centro de estudo e pesquisas que integrasse ferramentas computacionais e multimidiáticas, numa perspectiva educomunicativa, acalentava os pensamentos do Coordenador do NTE, Prof. Marcelo Carvalho, e de alguns multiplicadores já há algum tempo.

E esse sonho começou a se concretizar com a chegada dos equipamentos do Projeto Rádio Escola (rack, mesa de som de 8 canais, amplificador e microfone), doados pelo CTAE/SEDUC.


* Nas imagens acima: o Prof. Marcelo observa o Prof. Sanches testar os equipamentos de audio e vídeo récem instalados; o sorriso de satisfação do Prof. Marcelo com o trabalho concluído.

Instalado, em um dos laboratórios do NTE (que a partir de hoje deixa de ser laboratório de informática e torna-se o centro multimídia), os equipamentos do Projeto Rádio Escola somaram-se aos equipamentos de som e vídeo do acervo do NTE para constituir o CEPEM Prof. Ismar Soares.
No centro teremos equipamentos para gravação e edição de áudio e vídeo, uma biblioteca e ainda reuniremos um acervo de CD-Rom, software educativos, textos digitalizados e também o Portal do NTE (ainda está em fase de finalização). No Portal teremos a Rádio-WEB e a TV-WEB do NTE.

Em março o NTE estará desenvolvendo projetos com criação e edição de pequenos vídeos (curtas, documentários, animações etc.) e de rádios digitais (Podcast) educativas. E já estão sendo programadas oficinas para habilitar os professores e alunos da rede estadual a empregarem os novos recursos de multimídia numa perspectiva educomunicativa, consoante com as propostas do Prof. Ismar Oliveira Soares.

*Postado por Franz K. Pereira

14 janeiro, 2010

Reinauguração da escola / realizações 2009

A reinauguração da escola acontecerá nesta sexta-feira, 15 de janeiro, às 19 h com várias apresentações, autoridades do conjunto, alunos, professores e a presença da governadora do Estado. Um momento importante na história de nossa escola.
O vídeo abaixo mostra um pouco dos eventos do ano de 2009. Parabéns a toda a comunidades escolar!

10 janeiro, 2010

Professora Elane Gomes, um exemplo de compromisso com a educação!

Nesse ultimo sábado do dia 09, a professora Elane Gomes, responsável pela disciplina de história na escola D.Helena Guilhon, apresentou um verdadeiro exemplo de compromisso com a educação, quando deixou de aproveitar sua manhã de sábado junto a seu filho, para dar aula às turmas 1001 e 1002, ambas pertencentes ao 1° ano.

Com a aproximação da 4° avaliação, a professora Elane Gomes não perdeu tempo, e optou por se aprofundar no assunto de história do 1° ano. A aula foi marcada para as 08:00 hs do dia 09, em pleno final de semana. E contou com a presença da grande massa dos alunos de ambas as turmas. Infelizmente não era uma manhã das mais agradáveis para se dar aula, principalmente para professora Elane, pois a manhã estava chuvosa e de reforma na escola D.Helena guilhon, sem contar no fato de ser um sábado, dia de descanso, e ainda ter de levar seu filho, Caio para a sala de aula cuja iria lecionar, supostamente por não ter onde deixá-lo.

Em termos de qualidade sua aula atingiu a excelência, pois a professora não poupou esforços em acrescentar ferramentas que beneficiassem a aplicação de seu conteúdo a respeito do mundo feudal. Com a presença de seu computador portátil e um projetor, a professora de história deu sua aula por via dos slides projetados na parede, o que elevou, e muito, a qualidade de sua aula e uma melhor visualização sobre o tema estudado.

Os alunos da 1001 e da 1002, além de terem sido privilegiados por aprenderem história no melhor estilo, com um dia definitivamente dedicado à apenas essa matéria, se divertiram bastante com a permissão que a professora Elane concedeu a entrada de lanches. Foi praticamente um pic-nic. Havia de tudo, refrigerante, monteiro Lopez, salgados, pipocas, biscoitos e etc... Mas por razões lógicas, o lanche só foi permitido às 09:00 hs, quando foi feita uma pausa na aula.

A aula durou até cerca de 11:30 hs, e os alunos foram dispensados. Mas devamos reconhecer, principalmente, o esforço da professora Elane para ter deixado de aproveitar uma manhã de final de semana em sua casa, para ir acompanhada de seu filho a escola D.Helena Guilhon dar aula aos alunos do 1° ano. Não foi apenas um compromisso com os alunos e consigo mesma, que a professora Elane Gomes prestou, mas um verdadeiro compromisso com a educação, acima de tudo. Pois o professor existe para plantar a semente do conhecimento, e foi exatamente isso o que a professora de história Elane Gomes fez ao dar aula no sábado, sem qualquer remuneração ou pedido da diretoria, simplesmente por vontade própria.

São professores assim, com essa gana de ensinar, que precisamos, pois eles fazem a diferença. Professores que não só dão aula para cumprir seus horários e receberem o salário no final de cada mês, mas também que deixam inquestionável seu compromisso com a educação. E nesse sábado do dia 09, a professora Elane Gomes justificou o seu cargo como professor. Justificou o porquê é digna de menção e de ser motivo de orgulho para seus alunos e para escola D.Helena Guilhon.

Douglas Castilho_1001

05 janeiro, 2010

Calendário 2010, fim e início das aulas.

  • 4ª avaliação - 18 à 23/01/2010.
  • Divulgação de resultados- 29/01/2010.
  • Recuperação- 01 à 19/02/2010.
  • Recesso dos professores- 20/01 à 07/03/2010.
  • Início do ano letivo de 2010- 08/03/2010

Direção

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.