09 fevereiro, 2011

As TIC na escola Helena Guilhon, usos, desusos e propostas para 2011.

As TIC (Tecnologias de informação e comunicação) trazem consigo um rol de  novas possibilidades  pedagógicas ao professor que torna a aula muito mais interessante e produtiva, mas temos de reconhecer: Não estamos preparados para mudar e ainda mais assim de forma tão rápida...
Durante séculos, as únicas tecnologias aplicadas à educação foram: A utilização de um equipamento denominado retroprojetor (e transparências), mimeógrafo, video cassete, dvd, tv, data show, copiadoras, "microsistem", fotos, revistas(biblioteca), quadro branco e pincel atômico. Destas  algumas nem chegamos a dominar totalmente.
Com o advento da internet, as ferramentas pedagógicas surgem a cada dia deixando-nos meio que a margem desse processo...


Absorção da tecnologia...

A absorção de qualquer tecnologia é gradual, primeiro aprendemos a "mexer", depois aprendemos a controlá-la em nosso benefício.
Para o professor a coisa é mais complicada ainda....
Primeiro "mexer", depois ,o mais difícil, utilizá-la de forma pedagógica. Mas se eu ainda nem aprendi como utilizar as "antigas tecnologias", o que fazer como as "novas"?. De fato a carência de formação nesta área é grande, as universidades agora que estão aos poucos introduzindo disciplinas como informática aplicada à educação, mídias na educação, tecnologias na educação etc. Um outro grande problema é o escasso tempo que o professor possui para  se atualizar, sem falar  no problema das políticas públicas que o apoiem nesse sentido.
Atualmente o que temos são os Núcleos Tecnológicos Educacionais (NTE), que abrem inscrições para cursos e oficinas específicas para a comunidade escolar.
Conheça os mais próximos: Nte Belém, Nte Belém II e Nte Ananindeua.

As TIC na escola Dona Helena Guilhon

A escola Dona Helena Guilhon tem se destacado na utilização de novas mídias, apresentando projeto na feira do livro, e estando entre as campeãs dos dois primeiros concursos de blogs de escolas estaduais (2009 e 2010),no entanto, ainda está muito aquém de sua adequada utilização e/ou participação.

Ações envolvendo Tics na escola.

-Blogs,
- TV Escola(Projeto TV sem rasura),
-Rádio escola
-Jornal escola

Descentralização...

A postagem está frequentemente atrasada devido ao acúmulo de tarefas de final e início de ano. Precisamos descentralizar as ações envolvendo TICS na escola. Ela está crescendo cada vez mais e está na hora de utilizarmos como ferramenta pedagógica dando uma maior abertura de participação.

Proposta para blogs:
Precisamos descentralizar as ações de postagem do blog.
A idéia para este ano é criar grupos de alunos repórteres, ou escritores, ou colunistas, ou como acharem melhor; os quais estarão sob a orientação de um  professor da escola, a possibilidade de se trabalhar pedagogicamente essa ferramenta é imensa. Essas atividades podem ser aproveitadas como avaliações complementares. Autoria e co-autoria são as palavras chaves.


Rádio escola
Os equipamentos estão aí, o que está faltando para dinamizarmos a rádio?

Tv escola
O projeto Tv sem rasura, está fazendo um ótimo trabalho de formação e sábado dia 12/02 (sábado) nos fará uma mostra de seus trabalhos, deixando para a escola  excelentes equipamentos de produção e edição de vídeo. Saiba mais , sábado!

Jornal escola
Já saiu seu primeiro exemplar, mas é preciso uma maior participação para sua continuação.



Participe!
Crie seu grupo, convide um(a) professor(a) para orientá-los, faça os cursos dos Ntes e  entre em contato com a direção da escola.

Abraços.

Prof. Eric Siqueira.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.