21 outubro, 2014

Blogs aproximam alunos e professores 

nas escolas paraenses









   
Da Redação
Agência Pará Notícias
Atualizado em 21/10/2014    13:04:00

Cada vez mais conectados à rede mundial de dados, alunos e professores das escolas estaduais da capital e do interior paraense têm conseguido aliar o uso de plataformas sociais ao compartilhamento de conteúdos pedagógicos na rede. O blog, uma das primeiras mídias difundidas com esse objetivo, ainda é uma das ferramentas mais utilizadas pelas escolas paraenses. Somente nos municípios de Belém e Ananindeua, cerca de 100 blogs continuam ativos, de acordo com levantamento da Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação (CTAE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Mas, além deles, redes como Twitter, Facebook, Youtube e Instagram também ganham espaço nas unidades de ensino.
Na Escola Jorge Lopes Raposo, no distrito de Icoaraci, em Belém, o assunto é levado a sério pelos alunos. Eles participam do projeto “@GCOM”, desenvolvido pela coordenadora de informática do laboratório da escola, a professora Helioneth Lisboa. A ideia, segundo ela, é manter uma espécie de agência de comunicação junto com os alunos, como forma de divulgar as atividades e o dia a dia da escola. Para isto, os alunos mantêm uma rádio - ainda experimental – com informações recebidas em oficinas, e aproveitam as redes sociais para difundir o conteúdo produzido. Atualmente, além do perfil da escola e quatro fanpages no Facebook, a escola mantém três blogs.
Helioneth Lisboa recorda que tudo começou com o primeiro blog, o www.jorgelopesraposo.blogspot.com.br, criado em 2008, após um curso feito pela educadora no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). De lá pra cá, com a realização de outros projetos na escola, novas páginas foram criadas. “Elas foram criadas a partir do primeiro blog, com conteúdos mais específicos dos projetos. Em 2009, com a criação da @gcom, veio o www.agcom2009.blogspot.com.br. Já em  2010, com a rádio, surgiu o www.radioraposo2010.blogspot.com.br”, comenta a professora, que é responsável pela manutenção de todas as páginas.
Nas páginas, são postadas fotos de passeios dos estudantes, atividades na escola, indicações para leituras, agendas, vídeos, links e notícias. O estudante Leandro Souza, de 18 anos, conta que sempre acessa os conteúdos. “É uma forma de estar ligado a tudo que acontece, não só na nossa turma, mas em toda a escola. Então acho que aproxima a gente das programações como um todo. A parte da agenda, por exemplo, é muito interessante porque conseguimos ter ideia do que vai acontecer durante a semana e aí pode se programar para participar”, comentou o jovem, que cursa o terceiro ano de Ensino Médio.
Retomada
Na Escola Helena Guilhon, no Conjunto Satélite, o blog foi reativado este ano, com a recuperação do laboratório de informática, e tem ajudado professores e alunos a sair da rotina da sala de aula. “A iniciativa partiu da própria escola, então estamos envolvidos com isso. Os professores estão participando e os alunos também. Ficamos cerca de dois anos com o laboratório fechado. Por conta de inadimplência do antigo conselho, não conseguíamos receber recursos de projetos. Agora, que conseguimos regularizar isso, todos estão se empenhando e o blog é uma forma maravilhosa de aproximar nossos alunos desses projetos”, conta a professora Maria José Cavalcante.
Desde 2008, quando foi criada, a página já contabiliza mais de 633 mil visualizações. De acordo com a coordenadora do laboratório, a professora Maria das Graças Monteiro, o envolvimento dos alunos com o blog e com a internet em geral tem sido proveitosa. Na página www.helenaguilhon.blogspot.com.br. Os alunos são informados das atividades já realizadas e de outras programadas. As fotos também têm destaque na página. “Eles gostam de se ver. Tanto que, até mesmo pessoas que já saíram daqui, cobravam que reativássemos, para que pudessem ver as postagens antigas, da época delas”, comenta.
Atualmente, todo o conteúdo é postado pelas professoras. Mas a ideia, segundo Maria das Graças, é que futuramente os alunos tenham ainda mais participação no conteúdo do blog. “É um recomeço. Estamos articulando para que possamos realizar a formação de monitores, para que isso seja intensificado”, diz. Ela ainda acrescenta que o retorno têm sido bastante positivo. “Eles sempre procuram o laboratório para pesquisar alguma coisa e acessar o blog. Disponibilizamos para que eles pudessem consultar online o boletim e tem dado certo. Alguns comentam que é até mais rápido que o site da Seduc, porque já é um link direto”, diz.
As alunas Nathalia Andrade e Isabella Guimarães, do segundo ano do médio, elogiam a iniciativa. “Sempre que posso eu entro não só no da escola, mas em outros, e acredito que se formos comparar estamos com um bom conteúdo”, diz Nathalia. Já Isabella, que aproveitava para acessar pela primeira vez, destacou a facilidade de consultar o conteúdo. “Eu gostei e achei bem fácil consultar o boletim, por exemplo. Acho que ele é importante porque através dele também vamos conseguir tirar dúvidas”, opinou.
No Pará, mas de 70% das escolas estão conectadas à internet e 756 salas de informática estão em funcionamento, com professores lotados nas unidades de ensino. Para fomentar as novas tecnologias no ambiente escolar, em todo o Estado, estão instalados 12 Núcleos de Tecnologia Educacional, distribuídos em 11 municípios paraenses (Belém, com dois núcleos, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Marabá, Santarém e Altamira).
Desde 2013, com a reformulação nas redes do Google, os cursos ofertados pelos NTE’s passaram a ser mais abrangentes, incluindo, além do blog, redes como Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. Somente no primeiro semestre, cerca de 300 professores foram capacitados.

Amanda Engelke
Secretaria de Estado de Comunicação


2 comentários:

maria josé santos de lima disse...

Graça parabéns pela iniciativa de revitalizar o blog da escola e a Sala de Informática, tenho a impressão de que a escola está ganhando vida. E mais através do blog estamos sendo informados e vendo as ações pedagógicas acontecerem.
Maria José Cavalcante

Graça Castro disse...

O Blog é uma ferramenta a mais para toda comunidade escolar e seguidores interessados. Agradeço a professora Maria José Cavalcante pelo apoio, e colaboração no desenvolvimento deste trabalho, pois sabemos que com a união de todos faremos uma escola melhor.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.