
Este Blog é dedicado a divulgação das ações realizadas na escola Dona Helena Guilhon, além de ser um espaço interativo para a comunidade escolar dar opiniões e contribuir para o desenvolvimento da educação no Estado do Pará.
29 julho, 2009
Oficina de leitura

28 julho, 2009
Projeto TV sem rasura
O Projeto surgiu na escola Estadual Helena Guilhon na perspectiva de oferecer aos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Pará como uma alternativa de crescimento cultural através do uso do computador, da internet, da educomunicação e das artes e principalmente da criação de um canal de comunicação via TV na escola, que desperte a participação, o desenvolvimento de atividade interativa, contribuir para o desenvolvimento local e consequentemente o exercício da cidadania.
A ideia central é produzir uma programação mensal de tv é produzida e apresentada por alunos, pessoas da comunidade, professores, coordenadores, profissionais multimídias e outros que incluam a participação popular no interior das escolas públicas promovendo o interesse pela produção autônoma de programas com elementos audiovisuais, utilizando as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem.
O Projeto pretende contribuir para superar a negação do acesso aos meios de comunicação e aos bens culturais que historicamente disciplinam a população a uma situação de subserviência diante de seus direitos mais essenciais como a educação de qualidade, informação crítica, possibilitando a abertura das escolas e democratizar, assim, os seus espaços e desta forma intercambiar os saberes entre educadores, doutores, mestres, especialistas, artistas, jornalistas e técnicos das mais variadas áreas do conhecimento com os alunos e a comunidade.
O projeto concorre ao Prêmio Instituo Claro na modalidade desenvolvimento e , também, disputa um financiamento nos editais promovidos pela FAPESPA. Além do projeto TV SEM RASURA concorrem a Premiação do Instituto Claro: Aluno Argonauta, Rádio-Escola e Concurso Estadual de Blogs Educativos.
O Professor Beto Amorim ( NTE-Bragantino) participa com o Projeto Aluno Repórter do concurso Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita e deve inscrever o Projeto no Prêmio do Instituto Claro.
Texto: Waldir Lisboa
Luís Cavalcante- http://ctaeseducpa.wordpress.com/
24 julho, 2009
Show da LÍngua Portuguesa

Vamos ao texto, vale a pena o ler:
Um homem muito rico estava muito mal, agonizando, pediu papel e caneta. Escreveu assim:
"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do Alfaiate nada dou aos pobres"
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? eram quatro os concorrentes!
1- O sobrinho fez a seguinte pontuação:
"Deixo meus bens a minha irmã? não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do Alfaiate. Nada dou aos pobres"
2- A irmã chegou em seguida e pontuou assim o escrito:
"Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho! jamais será paga a conta do Alfaiate. Nada dou aos pobres"
3- O alfaiate pediu uma cópia do escrito e assim pontuou:
"Deixo meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do Alfaiate! Nada dou aos pobres"
4-Aí, chegaram os pobres da cidade, um deles mais sabido conseguiu uma cópia do escrito e reclamou a fortuna.
"Deixo meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do Alfaiate? Nada! Dou aos pobres"
imagem:http://adrenalinarpg.files.wordpress.com/2009/04/tesouro.jpg
06 julho, 2009
Basta de violência
Dizem que vão mudar dizem que vão fazer mais não fazem nada só faz agente sofrer, promessas falsas que não tem valor mesmo assim muitos ficam ao seu favor, ate quando vai ser desse jeito? até quando vai ficar tudo imperfeito? mostrando que somos guerreiros de verdade estamos em busca da nossa felicidade, agente não tem medo de arriscar é arriscado que se chega em algum lugar, temos que fazer pra não se arrepender passado ruim é melhor esquecer, o que ficou pra trás passou e não volta mais tudo que fazemos nunca é de mais, temos que aceitar temos que confiar que um dia nossas vidas podem melhorar, lutamos pela paz mais não depende só da gente nem tudo pode mudar assim tão de repente, a guerra é feita sem nenhum motivo, olha o que fizeram destruíram o paraíso, podia ser resolvido da forma que se ver na guerra morre pessoas que não tem nada a ver, todo o que fazemos nunca é de mais lutando pelo mudo quem saiba exista paz.
Composição do Aluno Moisés Balieiro.
Dados da Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.