O Projeto surgiu na escola Estadual Helena Guilhon na perspectiva de oferecer aos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Pará como uma alternativa de crescimento cultural através do uso do computador, da internet, da educomunicação e das artes e principalmente da criação de um canal de comunicação via TV na escola, que desperte a participação, o desenvolvimento de atividade interativa, contribuir para o desenvolvimento local e consequentemente o exercício da cidadania.
A ideia central é produzir uma programação mensal de tv é produzida e apresentada por alunos, pessoas da comunidade, professores, coordenadores, profissionais multimídias e outros que incluam a participação popular no interior das escolas públicas promovendo o interesse pela produção autônoma de programas com elementos audiovisuais, utilizando as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem.
O Projeto pretende contribuir para superar a negação do acesso aos meios de comunicação e aos bens culturais que historicamente disciplinam a população a uma situação de subserviência diante de seus direitos mais essenciais como a educação de qualidade, informação crítica, possibilitando a abertura das escolas e democratizar, assim, os seus espaços e desta forma intercambiar os saberes entre educadores, doutores, mestres, especialistas, artistas, jornalistas e técnicos das mais variadas áreas do conhecimento com os alunos e a comunidade.
O projeto concorre ao Prêmio Instituo Claro na modalidade desenvolvimento e , também, disputa um financiamento nos editais promovidos pela FAPESPA. Além do projeto TV SEM RASURA concorrem a Premiação do Instituto Claro: Aluno Argonauta, Rádio-Escola e Concurso Estadual de Blogs Educativos.
O Professor Beto Amorim ( NTE-Bragantino) participa com o Projeto Aluno Repórter do concurso Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita e deve inscrever o Projeto no Prêmio do Instituto Claro.
Texto: Waldir Lisboa
Luís Cavalcante- http://ctaeseducpa.wordpress.com/