24 julho, 2009

Show da LÍngua Portuguesa

Esse é um texto muito antigo utilizado em algumas gramáticas quando trata do assunto pontuação. Não sei quem criou, mas é excelente. Pedimos desculpas aos nossos leitores pela ausência, estamos voltando aos poucos após estas férias.

Vamos ao texto, vale a pena o ler:

Um homem muito rico estava muito mal, agonizando, pediu papel e caneta. Escreveu assim:

"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do Alfaiate nada dou aos pobres"

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? eram quatro os concorrentes!
1- O sobrinho fez a seguinte pontuação:

"Deixo meus bens a minha irmã? não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do Alfaiate. Nada dou aos pobres"

2- A irmã chegou em seguida e pontuou assim o escrito:

"Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho! jamais será paga a conta do Alfaiate. Nada dou aos pobres"

3- O alfaiate pediu uma cópia do escrito e assim pontuou:

"Deixo meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do Alfaiate! Nada dou aos pobres"

4-Aí, chegaram os pobres da cidade, um deles mais sabido conseguiu uma cópia do escrito e reclamou a fortuna.

"Deixo meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do Alfaiate? Nada! Dou aos pobres"


imagem:http://adrenalinarpg.files.wordpress.com/2009/04/tesouro.jpg

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.