29 julho, 2009

Oficina de leitura

Sou aluno do Helena Guilhon e um leitor assíduo, e confesso que teria um grande prazer se fosse implantado uma oficina voltada para a leitura, uma especie de "clube do livro". Tenho certeza que essa prática despertaría nos jovens o interesse à leitura, que até então é pouco difundída. Não é caro e nem díficil de faze-lo, já que temos uma biblioteca, apenas seria necessário alguém que tivesse uma maior conhecimento e aproximação a cultura literária, como é o caso de algum dos professores de língua portuguesa, onde tenho a mais profunda certeza de seu profissionalismo perante essa area . Seria uma eminente honra fazer parte dessa oficína, e contribuiría com o que fosse necessário para que esse empreendimento desse certo.

Douglas Castilho

28 julho, 2009

Projeto TV sem rasura

O Projeto surgiu na escola Estadual Helena Guilhon na perspectiva de oferecer aos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Pará como uma alternativa de crescimento cultural através do uso do computador, da internet, da educomunicação e das artes e principalmente da criação de um canal de comunicação via TV na escola, que desperte a participação, o desenvolvimento de atividade interativa, contribuir para o desenvolvimento local e consequentemente o exercício da cidadania.

A ideia central é produzir uma programação mensal de tv é produzida e apresentada por alunos, pessoas da comunidade, professores, coordenadores, profissionais multimídias e outros que incluam a participação popular no interior das escolas públicas promovendo o interesse pela produção autônoma de programas com elementos audiovisuais, utilizando as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem.

O Projeto pretende contribuir para superar a negação do acesso aos meios de comunicação e aos bens culturais que historicamente disciplinam a população a uma situação de subserviência diante de seus direitos mais essenciais como a educação de qualidade, informação crítica, possibilitando a abertura das escolas e democratizar, assim, os seus espaços e desta forma intercambiar os saberes entre educadores, doutores, mestres, especialistas, artistas, jornalistas e técnicos das mais variadas áreas do conhecimento com os alunos e a comunidade.

O projeto concorre ao Prêmio Instituo Claro na modalidade desenvolvimento e , também, disputa um financiamento nos editais promovidos pela FAPESPA. Além do projeto TV SEM RASURA concorrem a Premiação do Instituto Claro: Aluno Argonauta, Rádio-Escola e Concurso Estadual de Blogs Educativos.

O Professor Beto Amorim ( NTE-Bragantino) participa com o Projeto Aluno Repórter do concurso Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita e deve inscrever o Projeto no Prêmio do Instituto Claro.

Texto: Waldir Lisboa

Luís Cavalcante- http://ctaeseducpa.wordpress.com/

24 julho, 2009

Show da LÍngua Portuguesa

Esse é um texto muito antigo utilizado em algumas gramáticas quando trata do assunto pontuação. Não sei quem criou, mas é excelente. Pedimos desculpas aos nossos leitores pela ausência, estamos voltando aos poucos após estas férias.

Vamos ao texto, vale a pena o ler:

Um homem muito rico estava muito mal, agonizando, pediu papel e caneta. Escreveu assim:

"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do Alfaiate nada dou aos pobres"

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? eram quatro os concorrentes!
1- O sobrinho fez a seguinte pontuação:

"Deixo meus bens a minha irmã? não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do Alfaiate. Nada dou aos pobres"

2- A irmã chegou em seguida e pontuou assim o escrito:

"Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho! jamais será paga a conta do Alfaiate. Nada dou aos pobres"

3- O alfaiate pediu uma cópia do escrito e assim pontuou:

"Deixo meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do Alfaiate! Nada dou aos pobres"

4-Aí, chegaram os pobres da cidade, um deles mais sabido conseguiu uma cópia do escrito e reclamou a fortuna.

"Deixo meus bens a minha irmã? Não! a meu sobrinho? Jamais. Será paga a conta do Alfaiate? Nada! Dou aos pobres"


imagem:http://adrenalinarpg.files.wordpress.com/2009/04/tesouro.jpg

06 julho, 2009

Basta de violência

Rap: Visão Atual

Violência é o que conseguimos ver tentamos mudar mais ninguém consegue perceber, em qualquer lugar a onde você for você vê magoa medo e terror, muitos se perguntam porque a vida é assim fácil pra outros difícil pra mim, não vou me intimidar não vou desistir vou conseguir alcançar o que é melhor pra mim, O mundo tá cheio cercado de corrupção pra tudo lado não da pra escapar então, tem que saber levar a vida na humildade mostrando e fazendo as coisas com simplicidade, sabendo fazer a gente faz direito vamos fazer tudo bem feito só assim agente chega em algum lugar desse jeito assim sabendo chegar.

Refrão
Na vida é preciso cair pra se levantar pra algo agente conquistar, não olhar pra trás enfrentando as dificuldades querendo a nossa liberdade.

Dizem que vão mudar dizem que vão fazer mais não fazem nada só faz agente sofrer, promessas falsas que não tem valor mesmo assim muitos ficam ao seu favor, ate quando vai ser desse jeito? até quando vai ficar tudo imperfeito? mostrando que somos guerreiros de verdade estamos em busca da nossa felicidade, agente não tem medo de arriscar é arriscado que se chega em algum lugar, temos que fazer pra não se arrepender passado ruim é melhor esquecer, o que ficou pra trás passou e não volta mais tudo que fazemos nunca é de mais, temos que aceitar temos que confiar que um dia nossas vidas podem melhorar, lutamos pela paz mais não depende só da gente nem tudo pode mudar assim tão de repente, a guerra é feita sem nenhum motivo, olha o que fizeram destruíram o paraíso, podia ser resolvido da forma que se ver na guerra morre pessoas que não tem nada a ver, todo o que fazemos nunca é de mais lutando pelo mudo quem saiba exista paz.

Composição do Aluno Moisés Balieiro.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.