10 janeiro, 2010

Professora Elane Gomes, um exemplo de compromisso com a educação!

Nesse ultimo sábado do dia 09, a professora Elane Gomes, responsável pela disciplina de história na escola D.Helena Guilhon, apresentou um verdadeiro exemplo de compromisso com a educação, quando deixou de aproveitar sua manhã de sábado junto a seu filho, para dar aula às turmas 1001 e 1002, ambas pertencentes ao 1° ano.

Com a aproximação da 4° avaliação, a professora Elane Gomes não perdeu tempo, e optou por se aprofundar no assunto de história do 1° ano. A aula foi marcada para as 08:00 hs do dia 09, em pleno final de semana. E contou com a presença da grande massa dos alunos de ambas as turmas. Infelizmente não era uma manhã das mais agradáveis para se dar aula, principalmente para professora Elane, pois a manhã estava chuvosa e de reforma na escola D.Helena guilhon, sem contar no fato de ser um sábado, dia de descanso, e ainda ter de levar seu filho, Caio para a sala de aula cuja iria lecionar, supostamente por não ter onde deixá-lo.

Em termos de qualidade sua aula atingiu a excelência, pois a professora não poupou esforços em acrescentar ferramentas que beneficiassem a aplicação de seu conteúdo a respeito do mundo feudal. Com a presença de seu computador portátil e um projetor, a professora de história deu sua aula por via dos slides projetados na parede, o que elevou, e muito, a qualidade de sua aula e uma melhor visualização sobre o tema estudado.

Os alunos da 1001 e da 1002, além de terem sido privilegiados por aprenderem história no melhor estilo, com um dia definitivamente dedicado à apenas essa matéria, se divertiram bastante com a permissão que a professora Elane concedeu a entrada de lanches. Foi praticamente um pic-nic. Havia de tudo, refrigerante, monteiro Lopez, salgados, pipocas, biscoitos e etc... Mas por razões lógicas, o lanche só foi permitido às 09:00 hs, quando foi feita uma pausa na aula.

A aula durou até cerca de 11:30 hs, e os alunos foram dispensados. Mas devamos reconhecer, principalmente, o esforço da professora Elane para ter deixado de aproveitar uma manhã de final de semana em sua casa, para ir acompanhada de seu filho a escola D.Helena Guilhon dar aula aos alunos do 1° ano. Não foi apenas um compromisso com os alunos e consigo mesma, que a professora Elane Gomes prestou, mas um verdadeiro compromisso com a educação, acima de tudo. Pois o professor existe para plantar a semente do conhecimento, e foi exatamente isso o que a professora de história Elane Gomes fez ao dar aula no sábado, sem qualquer remuneração ou pedido da diretoria, simplesmente por vontade própria.

São professores assim, com essa gana de ensinar, que precisamos, pois eles fazem a diferença. Professores que não só dão aula para cumprir seus horários e receberem o salário no final de cada mês, mas também que deixam inquestionável seu compromisso com a educação. E nesse sábado do dia 09, a professora Elane Gomes justificou o seu cargo como professor. Justificou o porquê é digna de menção e de ser motivo de orgulho para seus alunos e para escola D.Helena Guilhon.

Douglas Castilho_1001

5 comentários:

**Escola Dona Helena Guilhon** disse...

Merecido elogio à Professora Elane. Mal sabia que havia um aluno repórter na sua aula. A professora está afinada com as tecnologias de comunicação o que contribuiu para o grande número de alunos no sábado, com reforma e tudo. Parabéns.

Prof. Eric

Ale Mendes disse...

Que bom que através desses atos podemos visar que algum dia a educação pública valerá a pena!!!continue publicando!

Anselmo Bastos Jr disse...

Parabéns ao Douglas Castilho_1001 pelo ótimo post e ótima menção a professora Elane Gomes.
Parabéns a Professora Elane por acreditar que, "ainda" sim, é possível educar com qualidade na Escola Pública. Que ter o título de professor é uma honra sem igual. O mundo precisa de pessoas como vocês, acreditem, podemos transformar o mundo, gestos como o de vocês são da mais alta inspiração.

Abraços

Unknown disse...

A profª.Elane è um exemplo e tanto!
Fico muito satisfeita com suas aulas de história
pretendo ser uma professora parecida com ela,pois ela possui uma grande responsábilidade para com seus alunos.
Escrevo isso pq sou sua aluna e admiro bastante seu trabalho.
Parabéns Professora!!!
Ass.:Nayara de Paula Sousa monteiro

Unknown disse...

ei eu tava nessa aula sou aluno da 1002 foi muito interessante essa aula gostei muito.
parabéns prof; elane

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.