31 março, 2010

Proposta para o nome da Rádio

Escola D.Helena Guilhon, foi com grande honra que dediquei tempo e esforço junto a meu colega de sala do 2º ano do ensino médio, meu caro Rodrigo Augusto, para criarmos um legitimo e atraente nome para a rádio que está sendo implantada e, que logo mais tornar-se-á realidade aos jovens alunos da escola tornando o ambiente escolar deveras interessante.

Atribuímos um substantivo de sonoridade moderna e jovem, acompanhado de um outro que deixa claro que a educação é o ponto principal da rádio.


"Esperamos que gostem, mais além disso, que o nome criado seja aceito pelo corpo estudantil. Portanto, se o nome se encaixar nos padrões que a rádio busca e parecer-se aquilo o que é desejado, que passe primeiro por uma enquete. Se a maioria dos votos atestarem sim, que é esse o nome desejado pelo público para então batizar a rádio, eis então a incontestável decisão final"

Conexão escolar

O termo conexão sugere ligação, união, rede, tecnologia, modernidade. Características essas que se encaixam na realidade da rádio em nossa escola. O termo além de ser símbolo de características importantes, também apresenta uma sonoridade apropriada ao mundo jovem. Conexão não é uma palavra brega, como diz a juventude, pelo contrário, é uma palavra cada vez mais presente no dias de hoje, é uma palavra da “era moderna”. É uma palavra que expressa integridade pelo fato de abordar o contexto da junção de uma ou mais coisas. E o mais importante, é que a palavra conexão, é hiper presente na vida de um adolescente, já é sua conhecida intima, e quanto mais o adolescente observar familiaridade do nome da rádio com aquilo que faz parte do seu mundo, sem dúvidas sua satisfação com a rádio e seu interesse, na mesma, será mais elevado.

O termo escolar aproxima o termo conexão do ambiente didático, do ambiente em que atua o aluno, e deixa presente também sua marca e seu compromisso com a educação. O termo conexão e o termo escolar criam uma sintonia perfeita não só em questão da sonoridade, que é jovem, moderna e educacional, mas também com toda a proposta idealizada pela rádio escola.


De Douglas Castilho e Rodrigo Augusto


Mande a sua proposta para fazermos uma enquete. (lab. informática)

30 março, 2010

Orgulho de ser do Pará III – Concurso Estadual Cultural

março 30, 2010 por Jamille Galvão

O Concurso de Redação Orgulho do Pará é organizado pela Rede Brasil Amazônia de Comunicação, através do jornal Diário do Pará e do site www.diaridopara.com.br

É destinado a todos os alunos da Rede Pública Estadual e Particular, de ensino fundamental e médio, regularmente matriculados nas escolas que tiverem feito a inscrição no concurso. Podem se inscrever as escolas de qualquer município do Estado do Pará e o aluno poderá concorrer em duas categorias, divididas por faixa etária. Na premiação ganha a escola e o aluno autor da redação – um computador de mesa para cada um. Além disso, será publicada uma reportagem sobre a escola vencedora no Jornal Diário do Pará.

As escolas deverão inscrever-se através de formulário próprio, disponibilizado no site Orgulho de ser do Pará até o dia 12 de abril de 2010 (as inscrições foram prorrogadas, aproveite!!!) . Neste mesmo site você tem acesso ao regulamento onde terá maiores informações quanto aos critérios para avaliação das redações, informações para a inscrição, etc.

Apoiamos inciativas como a da Rede Brasil Amazônia de Comunicação, pela ação sócio-educativa que promove, porque incentiva a produção de textos além de aumentar a auto-estima do paraense, divulgando as belezas culturais, naturais e sociais do nosso querido Pará, “quanto orgulha ser filho!” (trecho do hino do Pará).

O concurso terá 2 categorias:

a) 8 a 11 anos.

b)12 a 15 anos.

Premiações:

  • um computador para o aluno e um para a escola.
  • Reportagem sobre a escola.
  • Publicação no Diário do Pará.


Imagem: site Orgulho de ser do Pará

Professores promovam esta atividade em sala de aula.!


26 março, 2010

Sala de áudio e vídeo funcionando e de informática turbinada

Avisamos que a sala de áudio e vídeo já se encontra em funcionamento, só falta descobrir em qual turno está a chave.
A sala de informática da escola foi turbinada, ontem, com a instalação de novos computadores com tela LCD, e uma novidade que em breve será efetivada: a implantação de uma "mini- cidade digital" aos arredores da sala, uma rede sem fio, graças ao Roteador Wireless que recebemos, essa iniciativa irá contemplar educadores e comunidade com acesso a internet, ilimitado e de alta velocidade(navegapará).
Agradecemos e parabenizamos a DITEC, na pessoa de seu dirtetor, o professor Luis Cavalcante e o Suporte técnico pela prioridade que têm dado às escolas. O mesmo sistema já foi instalado também na Escola Godin Lins.

S.I

Abertas as inscrições para o projeto TV sem Rasuras

Estão Abertas as incrições para para as formações profissionais que darão suporte ao projeto TV sem rasura que será desenvolvido na escola D. Helena Guilhon, já a partir do próximo sábado.

Alunos interessados devem ter acima de 15 anos. Fichas de inscrições foram distribuídas pelos três turnos e algumas se encontram na diretoria.

Sobre o tv sem rasura:

"O Projeto surgiu na escola Estadual Helena Guilhon na perspectiva de oferecer aos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Pará como uma alternativa de crescimento cultural através do uso do computador, da internet, da educomunicação e das artes e principalmente da criação de um canal de comunicação via TV na escola, que desperte a participação, o desenvolvimento de atividade interativa, contribuir para o desenvolvimento local e consequentemente o exercício da cidadania.

A idéia central é produzir uma programação mensal de tv é produzida e apresentada por alunos, pessoas da comunidade, professores, coordenadores, profissionais multimídias e outros que incluam a participação popular no interior das escolas públicas promovendo o interesse pela produção autônoma de programas com elementos audiovisuais, utilizando as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmas e para o mundo em que vivem".

Conheça mais sobre o Tv Sem Rasura, acompanhando seus passos.

Projeto é contemplado pela FAPESPA. LINK

Projeto é apresentado ao conselho escolar. LINK

Projeto é apresentado durante a semana pedagógica- LINK


25 março, 2010

Venha fazer parte da Rádio escola Helena Guilhon!

Está tudo pronto para que a rádio do Helena Guilhon entre no Ar, lembrando que já temos toda a estrutura física necessária para tocá-la na escola e na Web (Web Rádio), só falta você!

Faça parte da primeira formação de Rádio Escola no Helena!

Devem fazer parte da equipe, neste primeiro momento: Professores, Técnicos e Alunos(as)

Divulgação do resultado da seleção final de alunos dia 12/04/2010.

Inscrições até o dia 09/04/2010.

Inscreva-se aqui, ou procure o Prof. Sidney Silva.

23 março, 2010

Formação Rádio Escola

Núcleo de Tecnologia Educacional Prof Washington L. B. Lopes e O Rádio Escola

O projeto Rádio Escola é uma ação da SEDUC e vem sendo desenvolvido desde 2008 e por acreditar que este projeto representa uma inovação pedagógica relevante para nossas escolas o NTE assumirá o papel de formador e incentivador para que as escolas se apropriem destes recursos e desenvolvam projetos criativos com a mídia rádio.

A pauta da reunião é estritamente pedagógica e se destinará a apresentar o curso que está sendo organizado pela equipe do NTE e que será ofertado a todas as escolas que decidirem participar do projeto rádio escola, tanto as que receberam os kit adquiridos pela SEDUC quanto as que possuem equipamentos próprios.

Data da reunião: 24/03
Hora: 15 h
Local: Auditório do NTE - Av. Almirante Barroso, entre a escola Albanízia de Oliveira e o Tribunal de Justiça.
Público: Professores e gestores das escolas da região metropolitana de Belém que tem interesse em participar do projeto Rádio Escola.

Aguardaremos por todos.


Texto: Marcelo carvalho

21 março, 2010

Aprendendo História

Pra quem gosta de conteúdo histórico raro em blogs é só da uma passada pelo blog do professor Klefferson Farias, matérias interessantes e o melhor é que o blog tornou-se sua ferramenta de trabalho. Parabéns professor.

Clique na imagem



Postado por Eric.

Mais informações sobre programa Aluno Integrado

Atenção alunos(as) do Helena, não percam este curso! Informática à distância.

Critérios de seleção:

1- Aluno acima de 15 anos, a partir da 8ª Série.
2- A escola do aluno deve ter Sala de informática.

Seleção e Inscrição:

A seleção e inscrição dos alunos ficou a cargo da USE 16, Localizada na escola na EEEFM JOAQUIM VIANA (Rodovia transcoqueiro, com a Mário Covas).

  • Vagas: 80 vagas estão disponíveis para a USE16 que é composta pelas seguintes escolas:
EEEFM JOAQUIM VIANA
EEEFM PROFº JOSÉ VALENTE RIBEIRO
EEEFM PROFª NAGIB COELHO MATNI
ERC IF NAIR RODRIGUES DE CALDAS BRITO ZALUTH
EEEIF JOÃO CARLOS BATISTA
EEEFM CONSUELO COELHO E SOUZA
EEEIF ARIRI
ERC CENTRO EDUCACIONAL AMAZÔNIA
ERC EIF CENTRO EDC. CONEGO BATISTA CAMPOS
ERC EIFM CRISTO REDENTOR
EEEIF D. HELENA GUILHON
ERC EIF BENVINDA BITTENCOURT
ERC EFM MINISTRO ALCIDES CARNEIRO
ERC EF PEDRO MARQUES DE MESQUITA
ERC EF ALEXANDRE NICOMEDES DA CUNHA
ERC EEI JARDIM SIDERAL
ERC EEF ALMT. JOÃO FARIA DE LIMA
EEEFM PROF DILMA DE SOUSA CATTETE
EEEIF ELCIONE BARBALHO
ERC GAL HENRIQUE GURJÃO

Mais informações? CLIQUE AQUI

18 março, 2010

Inscrições para Aluno integrado

"O uso das TIC está em expansão no Brasil e no mundo. Isso significa que mais profissionais qualificados serão necessários para dar conta da demanda em ambientes educacionais, empresas e outras instituições. Neste sentido, o Governo federal, através do Ministério da Educação – MEC, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/PA, oportuniza a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O Programa Aluno Integrado é um curso na modalidade a distância, que visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a: monitorar diversos ambientes informatizados; auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; e cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

O curso é certificado pela Universidade Federal de Goiás – UFG e tem carga horária de 180h. Os conhecimentos adquiridos valorizam o currículo e aumentam a qualificação do jovem para o mercado de trabalho.

Pode participar o aluno regularmente matriculado na rede pública estadual de ensino, que tem a partir de 15 anos e está cursando do oitavo ano em diante(inclusive o EJA)."

Procure a USE 16( Escola Joaquim Viana)


Fonte: CTAE( Coordenadoria de Tecnologia Aplicada à Educação)

Os interessados devem se apresar pois são poucas vagas, cerca de 80 vagas para cada USE.

17 março, 2010

Por que turmas EJA requerem atenção especial?

Vale a pena conferir! orientações de como trabalhar com alunos EJA.
clique Aqui

Aniversário da escola: Sexta-feira, acompanhe as programações de seu turno.

Eric

16 março, 2010

Calendário de vacinação H1N1(Utilidade pública)

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A INFLUENZA H1N1 2010

• Dia 08 de Março a 19 de Março – Profissionais de Saúde e Indígenas
• Dia 22 de Março a 21 de Maio – Gestantes.
• Dia 22 de Março a 02 de Abril – Doentes Crônicos, exceto idosos e crianças de 06 meses a 02 anos.
• Dia 05 de Abril a 23 de Abril – Jovens de 20 a 29 anos.
• Dia 24 de Abril a 07 de Maio – Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas.
• Dia 10 de Maio a 21 de Maio – Pessoas de 30 a 39 anos.



Boas vindas 2010!

Nossas boas vindas a todos os que fazem parte da escola D. Helena Guilhon: Professores, corpo técnico, secretaria, serviços, pais, mães, responsáveis e em especial aos 2400 alunos desta escola. Grande Abraço, e que tenhamos um ano letivo repleto das bençãos de Deus .



Eric

13 março, 2010

12 março, 2010

A propósito

O blog está com nova aparência, mais feminino, em homenagem às mulheres de nossa escola, Dona Helena Guilhon. Sem falar que as nossas queridas Técnicas(Gláucia, Silvia e Erica) estão se tornando colunistas ativas do blog. Que bom!

Novos calouros universitários 2010

Nossa equipe de professores, em especial do turno da tarde, parabeniza os novos universitários pela aprovação nos vestibulares da UFPA, UNAMA E Universidade do Mato Grosso.

São eles:

Alex Sandro das Neves Mendes- Prouni- UNAMA- Enfermagem.

Augusto Cezar F. de Barros- UFPA- Administração.

Odim Gabriel da Cunha Goaim- Universidade Federal do Mato Grosso.

Alex Mendes foi um dos alunos participantes do projeto educarede- grafitvirtual, e chegou a apresentar o projeto na feira do livro 2009(Matéria). (Saiba mais1) Infelizmente o projeto não pode ser concluído totalmente devido alguns problemas, entre outras faltou o pagamento do grafiteiro que iria fazer o treinamento final dos alunos.
Mas, o que foi realizado encontra-se no blog criado pelos alunos do projeto (Saiba mais 2) .

Eric

11 março, 2010

Semana Pedagógica (Mudança na programação)

Srs. professores,

Agradecemos imensamente a participação de todos na Semana Pedagógica e informamos que o encontro diurno de amanhã (12/03/2009) acontecerá no horário da manhã as 07:30, portanto, não mais no horário da tarde como havíamos previsto na programação.

Nos desculpamos pelo transtorno e contamos com a sua participação!!

Obs.: A programação noturna não sofrerá nenhuma modificação.


Atenciosamente,

Equipe Técnica Pedagógica

06 março, 2010

Semana Pedagógica 2010 (Cronograma )

Caros Professores,

Pensando em nosso corpo docente que é bastante diversificado, estaremos realizando nossa Semana Pedagógica em dois períodos: no diurno, que atenderá aos professores dos turnos da manhã e da tarde e no noturno, o qual atenderá àqueles que por conta de outras atividades profissionais trabalham em nossa escola somente neste turno.

Obs.:

  • Os professores que trabalham a tarde deverão comparecer no 1º dia (segunda feira-08/03/2010) no horário da manhã ou da noite conforme o cronograma abaixo.
  • É importante que nos informe neste 1º momento em qual horário vai participar(diurno ou noturno) de acordo com o cronograma, para que possamos nos organizar e realizar o evento da melhor forma possível.

Sua participação é indispensável!


Atenciosamente,

A equipe pedagógica

Cronograma:

1º Dia: 08/03/2010

Manhã

Noite

7:30h - Café da manhã;

7:50h – Fala do diretor;

8:00h – Dinâmica inicial;

8:30h – Análise estatística de 2009

9:30h – Intervalo;

9:45h Avaliação do ano letivo 2009 ;

10:30h- O uso das TICs nas escolas -Palestrante Tomy Cunha

11:30h – Avaliação do dia

19:00h - Acolhida;

19:30h -Apreciação do Cronograma de Atividades;

20:00h - Avaliação do Ano letivo 2009 e análise estatística (Noite);

20:30h -Intervalo;

20:40h -Estudo de texto sobre Avaliação;

21:45h -Mensagem Final.

2º Dia: 09/03/201

Tarde

Noite

13:30h Dinâmica Inicial

14:20h – Ed. Especial- Profª Janibe

15:00h – Apresentação do calendário letivo 2010

15:30h –Intervalo

15:45h –Apresentação do Projeto TV sem rasura

17:45h – Avaliação do dia

19:00h - Acolhida;

19:30h -Oficina de Relações Interpessoais (GAS-SEDUC)

21:00h - Normas de Convivência

21:45h- Mensagem Final: Prece de São Francisco de Assis

3º Dia: 10/03/2010

Manhã

Noite

07:30- Mensagem inicial;

08:00-Oficina de Relações interpessoais (GAS-SEDUC);

10:00-Intervalo;

10:15-Cont. da Oficina de Relações interpessoais (GAS-SEDUC);

11:45-Avaliação do dia;

19:00h- Acolhida;

19:30h- Exibição do documentário: Ilhas das Flores;

20:00- Estudo do texto: Interdisciplinaridade;

20:30- Intervalo;

20:45-Definição de Eventos e datas(Aprovação de propostas);

21:45- Mensagem final;

4º Dia: 11/03/2010

Tarde

Noite

14:00h -Dinâmica inicial;

14:15h Palestra Informativa sobre as atribuições da GAS (Gerência de Apoio ao Servidor);

15:30h- Intervalo;

15:45- Exibição do Vídeo: Estudo Errado e Início das atividades de planejamento;

17:45h – Avaliação do dia;

19:00h- Acolhida;

19:30h -Palestra CEJA (Coordenação de EJA-SEDUC);

20:30h -Intervalo;

20:45h - Início das atividades de planejamento;

21:45h -Mensagem Final;

5º Dia: 12/03/2010

Tarde

Noite

14:00h Dinâmica inicial

14:15h Exibição do documentário: Ilha das flores e Continuação das atividades de planejamento

15:30h- Intervalo

15:45- finalização das atividades de planejamento

17:45h – Encerramento

19:00 –Acolhida;

19:30 -Lançamento da Proposta de Elaboração do Plano de curso e continuação das atividades de planejamento;

20:30 – Intervalo;

20: 45 -Diretrizes de Funcionamento de Secretaria, Biblioteca e Arquivo;

21:30-Confraternização.






05 março, 2010

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E TÉCNICOS- 2010- TICs (Tecnologias de informação e comunicação)

O NTE Ananindeua está oferecendo os cursos de Introdução à Educação digital com carga horário de 40 Horas e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC de 100 horas. Os professores e técnicos interessados em participar dos cursos oferecidos devem preencher a ficha de inscrição (está na biblioteca do Blog do NTE Ananindeua, https://docs.google.com/Doc?id=dgp8j5xw_6ddkxp5gd&btr=EmailImport) e entregar no NTE ou enviar por e-mail nteananindeua@gmail.com o mais breve possível. Estamos funcionando na escola Antônio Gondin Lins, Cidade Nova VI, Avenida SN 21.

O Curso de 40 horas funcionará uma turma as 3ª e 5ª pela manhã e outra no sábado pela manhã e está formatado com o seguinte conteúdo:

• Conhecendo o Computador
• Introdução ao BotoSet Linux
• Internet – Pesquisa Escolar e Intercâmbio
• Edição de Textos e Apresentações Multimídias

O Curso de 100 horas é semipresencial, sendo que a parte presencial contará com quatro encontros no NTE e está assim estruturada:

● Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
● Núcleo de Tecnologia Educacional
● Ambiente BotoSet Linux;
● Editor de Textos, de Apresentações e Planilhas;
● Navegador de Internet e Educação à distância;
● Softwares Educativos e Objetos de Aprendizagem;
● Metodologia de Projetos;

A parte à distância será desenvolvida através de recursos de interação virtual Webmail, Fórum, Bate-papo, Mensageiro, Blog e Enquête. Constará de atividades de pesquisa, elaboração e discussão tendo como base os seguintes temas:
● Fundamentos da Informática na Educação;
● Dúvidas sobre o Sistema BotoSet Linux;
● Educação à Distância no estado do Pará;
● Softwares Educativos, Projetos e Objetos de Aprendizagem;
● Dúvidas sobre os aplicativos do BrOffice.org;
● Pesquisa na Internet sobre sua disciplina.

As aulas, de formação para professores e técnicos, começarão dia 13 de março, e há a possibilidade de realizarmos os cursos aqui no Helena, desde que haja demanda para isso.

Abraço.
Eric

04 março, 2010

SEMANA PEDAGÓGICA 2010- Convite

Prezado(a) professor(a),

No período de 08 a 12 de março acontecerá a Semana pedagógica 2010 da EEEFM “Dona Helena Guilhon”

Deste período de planejamento irá depender o sucesso do nosso trabalho pedagógico no ano 2010, por isso esperamos que seja bem proveitoso para todos os que constroem essa escola e que se tornaram responsáveis pela aceitabilidade e credibilidade “do Helena Guilhon” em nossa comunidade. Pela dedicação e compromisso, nosso muito obrigado e o desejo de que continuem fazendo da educação o acesso efetivo para a cidadania.

Desde já, agradecemos a colaboração de todos os professores e nos colocamos à disposição para todos os esclarecimentos necessários.

Gostaríamos, se possível que enviassem os e-mails para mandarmos a programação da Semana.

Email para contato: glaucynet@yahoo.com.br ou donahelenaguilhon@gmail.com

Sua Presença é indispensável!!

Atenciosamente,

A equipe pedagógica.




Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.