29 dezembro, 2008

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA FORTALECER

Projeto: “A escola da rua: por uma leitura de textos e contextos como caminho para a prática de cidadania”


Do que se trata?

Trata-se de um projeto multidisciplinar de experimentação pedagógica aprovado em processo de seleção realizado pelo Programa Fortalecer, programa conjunto da universidade federal do Pará (UFPA) e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) que visa à integração universidade/ escola pública e à formação/ iniciação pedagógica dos estudantes daquela universidade, nela ingressantes pelo sistema de cotas. Com uma verba de aproximadamente R$ 100.000,00(cem mil reais), o projeto será implementado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dona Helena Guilhon”, no ano de 2009.

No que consiste o Projeto?

O Projeto consiste em atividades que levarão os alunos de Ensino Médio da escola em que será executado e os alunos bolsistas da UFPA a produzirem textos nos mais variados gêneros textuais. Trata-se de atividades que envolvem a reflexão-discussão de temas atuais (oficinas e palestras com convidados e professores colaboradores), de leitura de textos e contextos (pesquisas bibliográficas e de campo) e de produção de textos em gêneros diversos (resultantes da reflexão e da experimentação por observação) com o nível adequado de contextualização. Todas essas atividades serão sempre executadas com a co-participação e a co-orientação dos alunos bolsistas da UFPA. Ao final do projeto, os textos mais bem produzidos por alunos participantes, alunos bolsistas e professores serão publicados em um livro cuja publicação está prevista no orçamento do projeto.

Qual a Equipe Executora?

O projeto“A escola da rua: por uma leitura de textos e contextos como caminho para a prática de cidadania” é coordenado pela professora. Dra. Rosa Maria de Souza Brasil (Diretora Acadêmica do Instituto de Letras e Comunicação Social da UFPA) e supervisionado pelo professor Wlademir Ferreira Filho (Professor de língua portuguesa e literatura da E.E.E.F.M. “Dona Helena Guilhon” e idealizador do projeto).
Fazem parte, ainda, da equipe executora do projeto os professores colaboradores Rosa Cristina Rodrigues Cardoso (professora de Língua Portuguesa e Literatura), Estela Maris Nunes dos Santos (professora de Estudos Amazônicos), Luiz Junior (professor de Geografia) e Eric Siqueira (professor de História), todos professores da E.E.E.F.M. “Dona Helena Guilhon”, bem como uma equipe de alunos bolsistas dos cursos de licenciatura em Letras, Geografia e História, ingressantes na UFPA pelo sistema de cotas.


Prof.Wlademir Filho.

mais informações sobre o programa fortalecer click aqui


Um comentário:

Anônimo disse...

wladimir,seu projeto e de grande importancia para o contexto de educacão no brasil,mostrando que o unico caminho esta na leitura e na educação como um todo.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.