29 dezembro, 2008

FESTA DE NATAL





Quem acreditava que a escola pública não é capaz de realizar um trabalho interdisciplinar de qualidade teve a oportunidade de ver esse mito derrubado, ao assistir a programação natalina organizada pelos professores e técnicos da E.E.E.F.M “Dona Helena Guilhon” e apresentada pelos alunos do ensino fundamental e médio, com o apoio da direção da escola.
A idéia da programação iniciou a partir do projeto “Cantata do Natal Brasileiro”, elaborado por professores de língua portuguesa e educação artística. De autoria de membros da igreja batista do Paraná, a cantata traz uma versão brasileira para a história do nascimento de Jesus, em que os personagens são caboclos, índios, gaúchos, nordestinos..., enfim, figuras que representam toda a riqueza de nossa miscigenação. No elenco, mais de cinqüenta crianças da 5ª série mostraram seu talento, ainda adormecido pela falta de oportunidade de investimento numa montagem dessa natureza.
O objetivo do projeto era reunir professores de disciplinas afins para executar uma atividade prática que envolvesse os alunos e, principalmente, despertasse neles o gosto pela arte. Com muito esforço, determinação e a colaboração de todos isso pôde se realizar.
Constaram na programação, além da cantata que teve coordenada pelas professoras Márcia Navarro, Laudiléia(Português) e Wanessa(Artes), o quinteto musical, formado por alunos do ensino médio e ex-alunos da escola, que executou músicas natalinas; um auto de natal apresentado por alunos do ensino fundamental e médio; momento poético de natal, na qual alunas da 4ª etapa declamaram poemas de natal, um grupo de balé clássico formado por crianças da comunidade e muita música.
No decorrer da programação foram sorteados brindes (cestas básicas- com produtos doados pelos alunos, às famílias da comunidade escolar que estavam presentes e uma bicicleta aos alunos).
Não devemos esquecer, entretanto, que esse trabalho só foi possível com a colaboração de todos: direção, professores e técnicos. Portanto, agradecemos a esses colegas que se esforçaram (Vice-direção-prof.ª Diva e prof.ª Eliana; Técnicos- Humberto, Glaucilene, Gisele, Erica e Sílvia; professores de educação física: Paula, Derik e Márcio; corpo administrativo- Amália e Jaci e ao diretor, professor Edson Mota, que nos apoiou e nos deu oportunidade de mostrar o que podemos realizar quando todos se empenham em fazê-lo.
Isso tudo mostra que, quando queremos, fazemos uma escola pública de qualidade. Basta querer.
Parabéns, Helena! Valeu.


Profª Márcia Navarro.

Nenhum comentário:

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.