07 agosto, 2009

Abrindo o debate sobre violência no Satélite!

Como todos sabem o Conj. Satélite tem fama de fazer justiça com as próprias mãos... devido o descrédito nas instituições públicas. No entanto, para tentar mudar esse quadro, reuniram-se na tarde de hoje (07/08) na escola D. Helena Guilhon representantes da associação de moradores do conjunto, do centro comunitário do Cj. Satélite, do Conjunto Pedro Teixeira, Cj. Ariri- Bolonha, vereador Nadir Neves, representante da prefeitura de Belém, comerciantes, diretor do Helena(Edson), professores,( Eric, Klefferson) moradores, representantes da Polícia Civil( Daniel) e Militar (Cap. Ivo) para tratar do tema segurança pública nessa região. Foram apontados os pontos críticos de cada área, esclarecidas várias questões pelos representantes das polícias e como encaminhamento ficou acertado conforme sugestão do representante da polícia civil , a formação de um conselho de segurança para cada conjunto como um instrumento bastante útil na luta contra a violência. Foi falado da limitação de número de policiais para uma região tão grande, assim como foram debatidas estratégias para minimizar o problema, a importância e responsabilidade da escola e da família nessa luta. É esperado para a próxima semana uma posição sobre" a que jurisdição policial pertence o conjunto Satélite?". A que delegacia deve-se prestar queixa? Foi uma reunião bastante interessante, onde se deixou de lado bandeiras partidárias para se tratar de um problema que aflige a todos: a violência.


Também foi bastante ressaltado a necessidade de se fazer ocorrências policiais, seja em qualquer delegacia, ou delegacia virtual.http://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/

No caso de denúncias anônimas há o telefone 181.

Depois das severas críticas aos serviços das polícias, as quais foram com toda a educação e habilidades respondidas, lembrei dessa charge do Amarildo que retrata um pouco a situação da violência no Brasil:















http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/charge_amarildo.jpg

Eric

Um comentário:

Adinalzir disse...

Olá, pessoal do Helena Guilhon

Ficou muito bacana o novo visual do site. Gostei também da postagem sobre violência e que junto com a charge do Amarildo complementa de forma clara e verdadeira o que acontece em todo o nosso país. Infelizmente... Teremos sempre que lutar para que isso não aconteça.

Agradeço também a visita ao meu blog. E visitem também o da minha escola.

Abraços aqui deste Rio de Janeiro com noite fria e chuvosa.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.