31 março, 2010

Proposta para o nome da Rádio

Escola D.Helena Guilhon, foi com grande honra que dediquei tempo e esforço junto a meu colega de sala do 2º ano do ensino médio, meu caro Rodrigo Augusto, para criarmos um legitimo e atraente nome para a rádio que está sendo implantada e, que logo mais tornar-se-á realidade aos jovens alunos da escola tornando o ambiente escolar deveras interessante.

Atribuímos um substantivo de sonoridade moderna e jovem, acompanhado de um outro que deixa claro que a educação é o ponto principal da rádio.


"Esperamos que gostem, mais além disso, que o nome criado seja aceito pelo corpo estudantil. Portanto, se o nome se encaixar nos padrões que a rádio busca e parecer-se aquilo o que é desejado, que passe primeiro por uma enquete. Se a maioria dos votos atestarem sim, que é esse o nome desejado pelo público para então batizar a rádio, eis então a incontestável decisão final"

Conexão escolar

O termo conexão sugere ligação, união, rede, tecnologia, modernidade. Características essas que se encaixam na realidade da rádio em nossa escola. O termo além de ser símbolo de características importantes, também apresenta uma sonoridade apropriada ao mundo jovem. Conexão não é uma palavra brega, como diz a juventude, pelo contrário, é uma palavra cada vez mais presente no dias de hoje, é uma palavra da “era moderna”. É uma palavra que expressa integridade pelo fato de abordar o contexto da junção de uma ou mais coisas. E o mais importante, é que a palavra conexão, é hiper presente na vida de um adolescente, já é sua conhecida intima, e quanto mais o adolescente observar familiaridade do nome da rádio com aquilo que faz parte do seu mundo, sem dúvidas sua satisfação com a rádio e seu interesse, na mesma, será mais elevado.

O termo escolar aproxima o termo conexão do ambiente didático, do ambiente em que atua o aluno, e deixa presente também sua marca e seu compromisso com a educação. O termo conexão e o termo escolar criam uma sintonia perfeita não só em questão da sonoridade, que é jovem, moderna e educacional, mas também com toda a proposta idealizada pela rádio escola.


De Douglas Castilho e Rodrigo Augusto


Mande a sua proposta para fazermos uma enquete. (lab. informática)

3 comentários:

Douglas Castilho disse...

Otima idéia incentivar os visitantes do blog a criarem um nome pra rádio, fazendo com que a escolha do nome seja democratica. É importante fazer com que cada um participe dos projetos da escola, mesmo que apenas mostrando sua criatividade na criação de um nome.
Não podemos esquecer que depois do nome da rádio vem algo também muito importante, que é o slogan.
Isso mesmo! O que sería da publicidade sem o slogan? Ou então da rede Globo sem o "Agente se vê por aqui", ou o da rádio CBN "A rádio que toca noticia". O slogan é como se fosse o tempero do nome, é o adjetivo dele, é sua indentidade.
Desculpem minha impolgação a respeito do slogan. Primeiramente cuidaremos de determinar um nome para a rádio. Mas que fique essa nota sobre o slogan.
Qualquer sugestão para um slogan, também é muito bem vinda!

Douglas Castilho

Anônimo disse...

bom axo q seria o melhor!! sendo rádio de uma escola o nome deveria ser (educajovem fm) para incentivar + os alunos quando estiver conectado á rádio seria uma boa opção de um incentivo melhor para nós alunos!!!!

suei!!! disse...

Velho na moral, eu sou de uma rádio escolar e esses nomes q falaram aiii nada vê!!Sério mesmuu!pq fez integrtantes do colégio, perguntam para seus próprios alunos??
Selecionam as três melhores ideias e faz uma votação entre os alunos, a q eles acharem melhor é o nome para rádioo!!
a nossa rádio se chama Rádio Plínio Mania!!!e a escola se chama Plínio Mendes dos Santos.
Valew!

Samuel Henrique Brito Dos Santos

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.