19 setembro, 2014

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA EM 2014


PROJETO CORDEL MÃO ESTENDIDA:
PROPOSTA DE ESTUDO TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR

EIXO ESTRUTURANTE:

LEITURA E ESCRITA – aquisições necessárias para a valorização da vida.
EIXO INTEGRADOR:
Prevenção ao uso de drogas

   PROPONENTES:
● Coordenadores: Márcio Fernandes (Filosofia), Rosa Cristina (Língua Portuguesa) e Telma Paes (Língua Portuguesa).
    Colaboradores: Almir Ribeiro (Química), Fabíola Brandão (Artes), Márcia Navarro (Língua Portuguesa), Silvinha (Bibliotecária) e Francisco (Matemática). 

PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano de ensino médio regular vespertino (turmas 1121 / 1122) e da 1º etapa de educação de jovens e adultos (EJA) vespertino (turma 1101).

PERÍODO: MAIO à DEZEMBRO de 2014. 

O projeto pedagógico intitulado Cordel Mão Estendida é proposto com o interesse em abordar, especialmente, dois focos do processo de ensino-aprendizagem: o primeiro, de caráter mais técnico do ponto de vista educacional, diz respeito ao exercício da leitura e da escrita onde se percebe uma fragilidade no desenvolvimento de competências dos estudantes nessa área e o segundo, com dimensão social mais acentuada, dirige-se ao esforço da instituição escolar em colaborar em políticas públicas de prevenção ao uso de drogas. A ferramenta educativa para atingir e esse duplo escopo é a chamada literatura de cordel. Por meio da apresentação desse gênero textual aos alunos se pretende integrar o aprendizado da interpretação de texto e da práxis da escrita com o debate em torno da problemática das drogas no ambiente escolar. 

ATIVIDADE NA SALA DE VÍDEO DA ESCOLA: 
Oficina com o tema O cordel como ferramenta educativa no exercício da escrita e da cidadania com os cordelistas Juracir Siqueira e Jetro Fagundes.











Nenhum comentário:

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.