PROJETO CORDEL MÃO ESTENDIDA:
PROPOSTA DE ESTUDO TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR
EIXO ESTRUTURANTE:
LEITURA E ESCRITA – aquisições necessárias para a valorização
da vida.
EIXO INTEGRADOR:
Prevenção ao uso de drogas
PROPONENTES:
●
Coordenadores: Márcio Fernandes (Filosofia), Rosa Cristina (Língua Portuguesa)
e Telma Paes (Língua Portuguesa).
● Colaboradores: Almir Ribeiro (Química),
Fabíola Brandão (Artes), Márcia Navarro (Língua Portuguesa), Silvinha (Bibliotecária)
e Francisco (Matemática).
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ano
de ensino médio regular vespertino (turmas 1121 / 1122) e da 1º etapa de
educação de jovens e adultos (EJA) vespertino (turma 1101).
PERÍODO: MAIO à DEZEMBRO de
2014.
O
projeto pedagógico intitulado Cordel Mão
Estendida é proposto com o interesse em abordar, especialmente, dois focos
do processo de ensino-aprendizagem: o primeiro, de caráter mais técnico do
ponto de vista educacional, diz respeito ao exercício da leitura e da escrita
onde se percebe uma fragilidade no desenvolvimento de competências dos
estudantes nessa área e o segundo, com dimensão social mais acentuada,
dirige-se ao esforço da instituição escolar em colaborar em políticas públicas
de prevenção ao uso de drogas. A ferramenta educativa para atingir e esse duplo
escopo é a chamada literatura de cordel. Por meio da apresentação desse gênero
textual aos alunos se pretende integrar o aprendizado da interpretação de texto
e da práxis da escrita com o debate em torno da problemática das drogas no
ambiente escolar.
ATIVIDADE NA SALA DE VÍDEO DA ESCOLA:
Oficina
com o tema O cordel como ferramenta educativa no exercício da escrita e da
cidadania com os cordelistas Juracir Siqueira e Jetro Fagundes.
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