30 dezembro, 2008

PROGRAMA PORTAS ABERTAS


Aconteceu ontem (29/12/2008), às 19:30h, , a primeira reunião do programa Escola de Portas Abertas. Na reunião, o Prof. Augusto Daniel dirimiu todas as dúvidas dos primeiros oficineiros do programa (lideranças da comunidade) sobre diversos assuntos relativos ao programa, dentre os pontos discutidos, destacaram-se:

- A divulgação do programa e o conteúdo das primeiras oficinas.

- O plano de trabalho, com suas respectivas culminâncias.

- Relatórios e registro das atividades desenvolvidas.

Essa foi a reta final para pôr em execução as oficinas, que se realizarão aos sábados e domingos, com data de início previstos para o dia 10/01/2009.


Detalhes do Programa

PROGRAMA ESTADUAL ESCOLA DE PORTAS ABERTAS
I- APRESENTAÇÃO:
O Programa Escola de Portas Abertas visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e exercício efetivo da cidadania da comunidade intra e extra-escolar, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, saúde, educação para o trabalho, direitos humanos e diversidade, ética e cidadania. O Programa Estadual Escola de Portas Abertas inspira-se e tem como parceiro o Programa do
Governo Federal Escola Aberta SECAD/MEC. O Escola de Portas Abertas propõe uma mudança de sentido na vida escolar da rede pública estadual. A escola dinamizará sua função, nos finais de semana, criando espaços para a comunidade participar de processos de socialização sociocultural, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando pessoal qualificado e com compromisso social, por meio dos profissionais da educação e outras áreas, voluntariado e parcerias com demais órgãos governamentais, judiciários e legislativos e com os diversos segmentos da sociedade civil, com associações de bairro, empresas, sindicatos, cooperativas e universidades, unidos em promover o sucesso escolar, inclusão social e cidadania efetiva de crianças, jovens, adultos e idosos

II-DIRETRIZES :
O governo do Estado do Pará através da Secretaria de Estado da Educação , buscando efetivar os princípios educacionais defendidos no programa de governo: Educação como Direito Universal Básico e Bem Social Público; Educação como condição de Emancipação e Cidadão como sujeito de direitos e compromisso social; Gestão cooperativa entre os entes federados e Participação Social como construção coletiva; Educação para o desenvolvimento humano sustentável e respeito às diversidades; se propõe a implementar como política pública de governo a ação prioritária de qualidade de vida em direitos sociais na dimensão educação de qualidade o “PROGRAMA ESCOLA DE PORTAS ABERTAS”.
O Programa Escola de Portas Abertas traz o sentido de um novo paradigma de fazer educação
pública na rede estadual, proporcionando uma participação cidadã substantiva da comunidade, possibilita efetivamente uma ampliação da base democrática de controle social sobre as ações da escola. Neste processo amplia-se e aprofunda-se a prática da democracia e constrói-se uma cidadania ativa. Portanto, impõe-se a urgente necessidade de colocar em ação as diretrizes do Plano Nacional de Educação, Lei nº10.172/2001, referentes ao ensino fundamental e ensino médio .
O desenvolvimento de uma pedagogia da participação cidadã, no Programa Escola de Portas Abertas, é condição para a ampliação e aprofundamento da democracia, para enraizá-la em todos os âmbitos da sociedade civil e do Estado.
O novo paradigma educacional da Escola de Portas Abertas considera os sujeitos da comunidade escolar e do bairro, como cidadãos ativos, capazes de participar de atitudes de solidariedade e práticas de cogestão, co-responsabilidade e resolução de problemas e construção de alternativas para o seu bairro, cidade, região e país.
Este Programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, saúde, educação para o trabalho, direitos humanos, ética e cidadania.
Para o sucesso desse Programa a escola ampliará sua função, criando espaços para a comunidade, fortalecendo o Conselho Escolar em uma gestão democrática participativa, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando o pessoal qualificado por meio dos profissionais da educação, de voluntariado e de parcerias.


mais informações click aqui portas abertas


Desejamos sucesso a todos ! e um feliz ano novo! que em 2009 possamos realizar o que sonhamos para a educação!


Prof. Eric Ulisses e Prof. Sidney Silva.

3 comentários:

Prof. Fabiano Reis disse...

Ola estou passando para divulgar o meu blog: http://biologiaquepariu.blogspot.com ; e também para parabenizar pelo seu excelente blog, parabéns pelo trabalho

Anônimo disse...

Obrigado colega... Na verdade o blog é da escola, é isso que almejamos, a participação de toda a comunidade escolar! o seu blog, já vi, está muito bom!

**Escola Dona Helena Guilhon** disse...

teste

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.