31 janeiro, 2009

COMITIVA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA ÍNDIA VISITA A ESCOLA DONA HELENA GUILHON





Comitiva de professores universitários indianos que vieram participar do fórum social mundial, aproveitaram a oportunidade pra conhecer de perto a realidade da educação brasileira e escolheram a escola Dona Helena Guilhon devido ao fato da esposa de seu tradutor oficial ter, no passado,estudado na escola.Elizangela, esposa do Tradutor, comentou está por um lado "um pouco frustada", pois teria relatado aos ilustres visitantes todas as dificuldades vivenciadas em sua época estudantil, mas que para alegria dela e de toda a comunidade escolar, uma outra realidade parece está se desenhando. Muito chamou a atenção dos professores indianos o projeto portas abertas, do qual os presenteamos com algumas produções artesanais; assim como os laboratórios multidisciplinar, sala de informática, biblioteca, a propósito, ficaram felizes em encontrar um livro sobre Gandhi nas estantes, trocamos algumas informações sobre a praticidade das propostas pedagógicas de Paulo Freire, tempo de trabalho dos professores, a participação dos alunos, séries, etc. Outra curiosidade: ficaram bastante intrigados com as grades de ferro em torno dos condicionadores de ar, e infelizmente tivemos que tocar num assunto que nos incomada bastante, que é a questão da criminalidade que é muito presente em nossa sociedade; é bom resaltar que a falta de distribuição de renda tem sido apontada como a principal causadora de delitos em nosso país, no entanto na Índia, apesar de ser um país relativamente pobre, roubar é algo extremamente vergonhoso e inaceitável para este povo.

Também conheci, um pouco, a luta deles pela democracia, igualdade e pela separação da prática religiosa do conhecimento científico em suas escolas e no seu país.
Para mim, particularmente, foi uma experiência única, na qual conheci pessoas super agradáveis, simpáticas e amorosas como nossos colegas professores indianos.

Eric

Um comentário:

esteblogminharua disse...

Oi, Eric. Beleza de postagem. É isso que penso que deve fazer o blog de uma escola: ser um instrumento de propagação e divulgação dos acontecimentos no chao da escola.
E parabens pela cobertura que vcs deram a essa visita. Quem sabe nao se constroi uma parceria, um intercambio entre os alunos dai com os de lá? O tema pode ser a novela da Globo, a ficção e a realidade, ou algo semelhante. Fica a ideia. E continue com o excelente trabalkho na SI. Franz

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.