13 janeiro, 2009

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


A notícia saiu no Diário do Pará, de 11/12/2008 (clique na imagem para aumentar)

Eis aqui uma bela iniciativa do Comando da Polícia Militar do Pará que merece todo apoio e elogios da comunidade de educadores: um Blog como veículo para os nossos estudantes da rede pública denunciarem as agressões e abusos de que forem vítimas, bem como relatar algum crime, casos de drogas etc.

Desde sua criação em 1998, que o NTE vem trabalhando na perspectiva da Inclusão Digital como um dos instrumentos de cidadania, e na Formação de Professores para o uso das TIC como propulsora de melhorias no ensino-aprendizagem. E desde que iniciou suas oficinas de criação de Blogs para escolas da rede pública estadual, em 2007, sempre acreditou nos blogs como poderosos auxiliares pedagógico na formação curricular, social e crítica do estudante. Algumas postagens nos blogs das escolas ilustram bem essa condição (Clique no número para ver algumas: 1; 2; 3; 4). Também já havíamos observado o potencial dos blogs das escolas como instrumento de denúncias, tanto por parte de professores, quanto de alunos e seus responsáveis (Clique no número para ver algumas: 1; 2).

O NTE parabeniza a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPOE) pela brilhante idéia e iniciativa, e espera que os Blogs também sejam ferramentas de promoção de ambiente de paz e tranquilidade no chão da escola.

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU EDUCADORA E GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM A EQUIPE ESCOLAR A LETRA DESTA MÚSICA QUE COMPUS. LEVEM AOS SEUS ALUNOS ESTA CANÇÃO.

Precisamos de paz, violência jamais!

Precisamos de paz,
Violência jamais,
Na escola eu preciso
Aprender.

A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.

Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.

A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,
Só depende de você.

Diga não ao bullying,
Aprenda essa lição,
E leve para o mundo,
A nossa canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.


Autora: Leonor Alves.


UM GRANDE ABRAÇO!

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.