13 dezembro, 2009

Impressões de um aluno sobre os problemas ambientais que cercam nossa região.

Ainda sobre a visita ao parque dos igarapés, onde tivemos uma palestra sobre os problemas da urbanização bem pertinho de nós, muito me surpreendeu o email de um aluno do primeiro ano da manhã, realmente muito bem escrito... Parabéns aos professores desse aluno. Chegamos a desconfiar se este era de sua autoria, mas pela sua resposta percebemos a diferença que a leitura faz na vida das pessoas. Convidei a escrever pro blog da escola...

Eis sua resposta
Seria uma honra professor Eric, sempre gostei de escrever e frequentemente leio livros; participar de algo legitimo que envolva a escrita é realmente um prazer para mim, sem contar na grande satisfação de servir à escola cujo o qual estudo e tenho grande orgulho de fazer parte.
Nesta segunda entrarei em contato com o senhor. Se ao acaso, não possível, saiba que sou aluno da turma 1001 do turno da manhã, qualquer coisa é só me procurar.

O texto do Douglas...

"Sou aluno do 1ºano da escola D.Helena Guílhon, e tive o eminente prazer de estar presente na apresentação prestada pelo Parque dos Igarapés nessa sexta-feira do dia 11.

Confesso que era totalmente ignorante da realidade ecológica de nossa região, e graças aos profissionais do “Parque”, que de forma explicita e eloqüente, deixaram não só a mim, mas também meus colegas do 1º ano e da 8º série à par da situação e das dificuldades, que se encontram nossas áreas verdes juntamente com o Rio Ariri que através delas serpenteia.

Agora, que obtive a consciência da colossal importância dessas áreas verdes em nossa região, sinto-me preocupado, já que, se permanecermos nesse mesmo ritmo de agora, os problemas futuros serão mais agravados e preocupantes. E vejo, que a grande massa da população não esta sensibilizada ecologicamente, do mesmo modo que eu não estava antecedente a minha visita ao parque.

Presto meus parabéns ao diretor Édson Mota e a todos aqueles que foram responsáveis por essa parceria “D.Helena Guilhon – Parque dos Igarapés”, pois além de “o Parque” ser um lugar em que possamos ter um contato mais intimo com a fauna, flora e a natureza como um todo, transmitindo a importância da natureza e da sua preservação; é um local agradável de se estar e de se estudar, pois às vezes é muito mais fácil aprender com aquele cheiro de terra molhada penetrando de forma amena e suave; com o som dispersado pela correnteza do rio e a sonoridade da fauna, projetando sons curiosos e magníficos em nossos ouvidos, e com aquela leve brisa levando o aroma das folhas; do que simplesmente estando dentro de uma sala branca num ambiente muitas das vezes maçante e estressante, sendo engolido por aulas teóricas".

Douglas Castilho-1001

O que vocês acharam?
Imagem: Google earth (Cj. Satélite, rio Ariri)
Postado por : Prof. Eric

Um comentário:

Anônimo disse...

simplismente o que falaste estás absolutamente correcto ,
tem haver com a atualidade e seu dia-a-dia com a natureza ,
temos de preservar o meio ambiente o quanto se pode antes, por que mais tarde pode ser tarde [...]
by: fausto wilson

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.