29 junho, 2009

Boas Férias


Geradores para Orkut


Mais um semestre termina... descanso, reflexão, família, lazer, etc. Desejamos boas férias a todos aqueles que fazem "O Helena": Alunos,Pais, professores, secretaria, funcionários... que possamos nos refazer neste período é o nosso sincero desejo. Amanhã, dia 30/06/09 , partir das 16 h, haverá uma festa de despedida do semestre na escola.

Para nossa Refexão: Palestra motivacional de Daniel Godri. (com adaptações)
" Os Estados Unidos, investiu milhares de dólares em uma bicicleta para vencer um campeonato mundial de ciclismo com a certeza absoluta que ganhariam, mas para a surpresa de todos quem venceu a corrida foi um francês, com uma bicicleta não tão boa assim, mas tinha uma equipe unida no objetivo maior de vencer. Isso nos ensina que não adianta ter o melhor equipamento se não há pessoas talentosas em cima deste equipamento" (Godri.)

Que não venhamos a cometer o erro dos Estados Unidos! precisamos investir mais na qualidade de nossos relacionamentos, sonharmos alto, para alcançarmos nossos objetivos comuns, acreditar na capacidade de contribuição de cada pessoa em nossa equipe! como num time de futebol, cada um na sua posição, fazendo o melhor, não importa se não sejamos o centro-avante, o importante é que quando o time é campeão, todos são honrados!

Eric

Concurso da guarda Municipal

Aos alunos e funcionários que necessitem do material de história de Belém para o concurso da guarda munipal entrem em contato com o professor Klefferson(história) ou Eric(história), escrevendo para donahelenaguilhon@gmail.com

28 junho, 2009

Para os paraenses que ainda amam Belém

Belém perdeu. Nós podemos ganhar.

Belém perdeu a disputa pela Copa de 2014. Mas não foi só Manaus que venceu. Ganhou a corrupção e a incompetência administrativa. Ganharam os conchavos e a política do "primeiro eu". E a do "primeiro os meus". Venceu o trânsito caótico e a desorganização quase cultural em todos os setores. Venceu o "ah... deixa pra amanhã", a falta de orientação para o trabalho e a satisfação com pouco. Ganhou a mediocridade e a falta de perspectiva, que faz todos os anos centenas de jovens universitários e recém formados irem embora de Belém, disponibilizando seus cérebros para desenvolver outros estados, outros países. Ganhou a saúde desumana e a educação ineficiente. Ganharam os carros com som alto e a música ruim, travestida de manifestação popular, quando é apenas falta de acesso ou referência. Venceu a grosseria dos atendentes. A falta de "por favor" e "obrigado". Venceram os carros parados no meio da rua, para que seus motoristas possam falar com seus amigos na calçada, esquecendo o direito dos que aguardam atrás deles. Belém perdeu. E em primeiro lugar ficou a violência, antiga conhecida dos bairros pobres e agora já na porta, entrando nas salas em "L" dos apartamentos ricos. Ganharam as ruas esburacadas, que enchem para delírio dos ratos.
Venceu a falta de creches, o abandono da infância, a prostituição infantil. Venceu o trabalho escravo doméstico, sob a roupagem de adoção de meninas do interior. Ganhou a enorme diferença social, menor apenas que o tamanho das valas a céu aberto das favelas horizontais da cidade. Ganharam os políticos caricatos e espertalhões, vindos da velha política oligárquica que só ressoa ainda nos mais afastados rincões do Brasil e seus ramais. É, Belém perdeu. Mas tem perdido há muito tempo a vergonha e ganho apenas a naturalidade cínica da indiferença. Venceu o conformismo, o jeitinho "tudo bem". Venceu a burguesia ignorante e suas crenças no direito divino de mandar e ser servida. Mas também venceram os aproveitadores disfarçados de povo, que usam a massa para obter os privilégios que nunca tiveram. Belém perdeu. E, sobretudo, ganhou a crença de que Belém é "do cacete", que é uma ótima cidade para morar, com povo acolhedor e amigo, o "Portal da Amazônia". Não é. É uma cidade violenta, cara, suja, desorganizada, com alto nível de falta de educação, com poucas e mal remuneradas oportunidades de emprego e onde quem não tem um plano de saúde está perdido. Uma cidade que vive muito mais de passado que de história, ébria ainda por áureos tempos da borracha que deram às elites daqui uma patética certeza de nobreza, quando, na verdade, não passa de uma oligarquia ostentadora e interiorana. Belém perdeu. E o que vai acontecer, com toda certeza, é ficarmos mais uma vez cheios do orgulho que tiramos não sei de onde e dizer aos 4 ventos que foi por causa de uma politicagem de "não sei quem". A típica atitude de perdedor. A forma fácil que temos de enfrentar os problemas. Belém perdeu. Porém, podemos ganhar muito com essa experiência, olhando, pela primeira vez, além do pato no tucupi, do açaí e do tacacá. Temos que perceber agora, não depois, a rota descendente em que se encontra a capital e o estado como um todo. A cidade do abandono, o estado da violência rural e do desmatamento. Temos que votar melhor, pensar mais no coletivo e não no individual. Ler mais, educar mais, trabalhar mais, reclamar mais. Chega dessa postura de rechaçar críticas por pura vaidade em nome de uma história longínqua. E cada vez mais distante, pois a história é escrita pelos vencedores. Vamos mudar Belém e o Pará começando por nossas atitudes, entendendo o direito do outro como tão importante quanto o nosso, valorizando a educação e o saber como principal patrimônio e legado. Chega de ser uma ilha, quando cada cidade hoje é global. A raiz de tudo isso, de todos os problemas, somos nós. Nós é que precisamos mudar como povo. Em 2014 não vamos sediar a Copa. Mas, com certeza, como principal cidade de uma das regiões mais importantes do Planeta, poderemos começar a ganhar o mundo.




Edgar Cardoso.

Enviada pelo Prof. Derick (Ed. Física)

23 junho, 2009

Registro de atividade- Disciplina Arte

A professora Fabíola "veio com todo o gás" do curso tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC s( Tecnologias de informação e comunicação) ministrado pelo NTE-Belém, suas aulas, agora, estão muito mais emocionantes, com mais cores, formas e o melhor: inclusão tecnológica. Duas de suas alunas, por incrível que pareça, nunca haviam trabalhado com computador, tiveram a oportunidade de unir o útil ao agradável, ou seja, Informática e Artes.

Abaixo, desenho do aluno da turma1101 Manoel realizado no kolour paint sobre o conteúdo : perspectivas.


Imagem retirada do Blog da professora: http://artenatalie.blogspot.com/
Eric Ulisses

22 junho, 2009

Concurso da Guarda municipal de Belém

Inscrições para o concurso da Guarda Municipal de Belém vai até 07/07/2009
Nível de escolaridade: nível fundamental completo.


Informamos aos nossos alunos que parte do conteúdo da História de Belém pode ser encontrado no link ao lado clique aqui

Mais informações aqui
Edital

19 junho, 2009

Inscrições para o Enem até 17 de julho

Para realizar sua inscrição clique aqui

Clientela: (Alunos do terceiro ano)

Você irá precisar de: Rg, CPF, Email, endereço com CEP.

Os interessados podem procurar a sala de informática para efetuarem sua inscrição.

17 junho, 2009

Vestibular UEPA, Isenção da taxa de inscrição

Foram prorrogadas até às 23h do dia 18 de junho, o período de solicitação de isenção da taxa dos Processos Seletivos 2010 da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A devolução do formulário e documentação permanece até o dia 19 de junho.
Ao todo, 10 mil isenções foram ofertadas, das quais 3 mil são para o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e 7 mil para o Processo Seletivo (Prosel). O pedido é feito pela internet, no site www.prodepa.psi.br/uepa/vest/isencao. O resultado das solicitações será divulgado no dia 21 de agosto, no site da UEPA e nos campi da capital.
Do total de isenções do Prosel, 4 mil são integrais e 3 mil parciais, nas quais o candidato deverá pagar R$ 30 para se inscrever no processo. Poderão solicitar isenção os candidatos que já cursaram ou estão cursando o Ensino Médio em escola pública ou que recebem bolsa integral em escola particular. É necessário comprovar que o candidato não possui condições financeiras para pagar a taxa de inscrição.

16 junho, 2009

Especialização em gestão escolar

O período de inscrição para o segundo Curso de Especialização em Gestão Escolar lato sensu à distância da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi aberto nesta quarta-feira, 10, e segue até o dia 17 de julho deste ano.

Mais informações:

http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Noticia.show&idnoticia=471&idareainteresse=1

15 junho, 2009

Fim da greve

Informamos à comunidade escolar que a greve dos professores terminou.

Mais informações : diário do Pará, Sintepp, seduc-pa.

Telefone da escola: (091) 32480743

Gratuidade nos Estacionamentos dos Shoppings de Belém‏


Fonte: Jornal o liberal, caderno magazine, pagina 4, coluna Ismaelino Pinto, de 12 maio 2009.


Enviada pelo professor Nuno, que aliás este mês está de Berço.

10 junho, 2009

"O último guerreiro"

Ouvi esta parábola certa vez, fiz algumas adaptações e gostaria de passar pra vocês.


“Um poderoso exército conquistou diversos reinos e povos, no entanto, faltava conquistar uma última cidade. Ao ver milhares de soldados montados a cavalo cercando a pequena cidade, os pequenos aldeões não tiveram outra alternativa a não irem em direção do inimigo e se entregarem. Porém algo intrigante aconteceu... via-se ainda na cidadela, uma pessoa com uma espingarda na mão,com disposição de luta. O último guerreiro esperou a tropa se aproximar, baixou a arma, e se entregou. O general,curioso com a situação, perguntou-lhe:

__ Por que não te entregaste logo como fizeram teus amigos? Querias sozinho vencer nosso poderoso exército?

O Aldeão lhe respondeu:

__Eu só queria que vocês tivessem certeza de que lado eu estava! perdi a batalha, mas deixei claro a minha posição.”


Reflexão: “Muitas vezes somos influenciados a nos conformar com o mundo, a agir como os demais, no entanto, ainda que não consigamos mudar todas as situações que nos cercam, devemos ser encontrados lutando por nossos ideais”


Eric

Conheça nossa sala de bate-papo.

Estamos inaugurando mais um espaço virtual é a pagina 2 de nosso blog.
O chat pode ser usado como ferramenta pedagógica, com debates sobre determinado tema entre alunos de várias escolas direcionado pelo professor.

Para entrar no chat, clique no botão Bate-papo do helena, na lateral do blog. ou no endereço: http://helenaguilhon2.blogspot.com

09 junho, 2009

Por que apenas uma cidade do Norte?

Belém já teve dias melhores. Primeira cidade do Brasil a ter uma sala de cinema, segunda cidade a ter rede elétrica, segunda cidade a ter um jornal, enfim, Belém do Pará "era" uma cidade a frente de muitas.Mas o que aconteceu com Belém, ou melhor, o que aconteceu com o seu povo "Cabano"?
O que aconteceu com a minha gente tão bem informada, tão bem receptiva, bem educada?
Pois bem, parece pouco, perder uma disputa para ser sub-sede da copa do mundo de futebol, mas perceba os fatos. As sub-sedes terão apoio financeiro para construção de estádios e infra-estrutura, geração de renda e empregos diretos e indiretos. Isso é muito bom para quaquer cidade que queira crescer.
O que não entendo é por que não existe uma Zona Franca no Pará, não há uma política de crescimento, não há visão, nem metas. A idéia que tenho dos políticos é que estão interessados em se dar bem e o povo que se lixe...
Se nós tivéssemos governantes comprometidos com o bem estar da população, poderíamos até ter perdido a sub-sede da copa, mas a Região Norte teria no mínimo dois representantes como sub-sede. Se tivéssimos autoridades comprometidas conosco, teríamos hospitais funcionando, educação de qualidade, professores satisfeitos, transporte público de 1ª categoria e, pasmem, cidadãos sabedores do poder do voto.
Há muito tempo não somos mais uma "cidade modelo" é verdade, porém, temos história, ao invés de ficarmos colocando culpa nos outros, vamos olhar para dentro de nós. Ainda somos dignos dos feitos de nossos ancestrais Cabanos? O que estamos esperando?

Até a próxima.

Anselmo.

05 junho, 2009

ENEM 2009, inscrições datas e locais

Incrições à partir de 15 de junho, pela internet ou correios.
A prova do enem é fundamental para que o aluno de escola pública participe do PROUNI(programa universidade para todos).

Mais informações no site: http://www.noticiaki.com/2009/05/enem-2009-inscricoes-datas-e-locais.html

Programa mais educação

Recebemos este email do grupo blogs educativos, mais uma conquista para nossa escola!

email:
"BOM DIA!

Fomos contemplados com quinze escolas de ensino médio no programa mais educação, para tanto estamos convidando as direções das escolas abaixo relacionadas para uma reunião com a finalidade de esclarecer o funcionamento do programa e o cadastramento das mesmas.
DIA: 09 DE JUNHO DE 2009 - TERÇA-FEIRA
HORA: 15:00h
LOCAL: CAEC/DEDIC/SAEN/SEDUC - COORDENADORIA DE AÇÕES EDUCATIVAS COMPLEMENTARES

Conceição Passos.

ESCOLAS:
01. EETEPA/MAGALHÃES BARATA
02. EEEM PROFESSOR ORLANDO BITAR
03. EEEFM TEMÍSTOCLES DE ARAÚJO
04. EEEFM PEDRO AMAZONAS PEDROSO
05. EEEM RAYMUNDO MARTINS VIANNA
06. EEEFM DONA HELENA GUILHON
07. EEEM MARIA HELENA VALENTE TAVARES
08. EEEM FRANCISCO DA SILVA NUNES
09. EEEFM ALEXANDRE ZACARIAS DE ASSUNÇÃO
10. EEEM PAES DE CARVALHO
11. EETEPA/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ
12. EEEFM CONSUELO COELHO E SOUZA
13. EETEPA/ICOARACI
14. EETEPA/J K DE OLIVEIRA
15. EEEM MAESTRO WILSON DA FONSECA "

Com certeza o blog está dando mais visibilidade à escola, divulgando os trabalhos dos alunos e professores, apoiando e divulgando os projetos que estão na escola: portas abertas, fortalecer, rádio escola(brevemente será implantado), além daqueles não muito alardeados, pois fazem parte da pedagogia pessoal de cada professor. É sempre uma alegria para nós da escola Helena Guilhon percebermos que estamos sendo cada vez mais incluídos entre essa grandes escolas de Belém, assim como do Pará.

Sala de informática

2º Concurso de Blogs do NTE

O NTE-Belém realizará, a partir de junho, seu 2º Concurso de Blogs Educativos, com uma nova modalidade: o Blog do Professor. Assim, convidamos todas as escolas da rede publica estadual (RPE) da Grande Belém com Sala de Informática, e todos os professores blogueiros da RPE, para participarem.
Neste ano teremos dois concursos. O primeiro será realizado por cada um dos NTE estaduais e premiará as escolas e professores de sua área de abrangência. Nessa etapa serão selecionados os três (3) melhores blogs em cada categoria para participarem da segunda etapa, o I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará, quando estarão concorrendo a um Laptop para cada categoria. Esse concurso estadual está previsto para acontecer na segunda quinzena de outubro.
Período de inscrição: 01 de junho a 31 de agosto de 2009.
Mais informações:
Regulamento do concurso
: http://ntebelempa.blogspot.com
Blog do concurso: http://edublogparaense.blogspot.com/

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.