30 outubro, 2010

Amigas repórteres

Quatro alunas da 5ª série (511) também estão na onda do blog, enviaram-me um link de seu blog: "amigas repórteres" para divulgá-lo. Parece que estão acompanhando todos os fatos relevantes de nossa escola. São elas: Gabriele(11 anos), Samara (10 anos), Luiza(11anos) e Maria Beatriz (11 anos). Parabéns pelo trabalho. Concordamos com vocês sobre a quadra.

Leia a matéria:


"A inauguração da cobertura da quadra não foi realizada...porque a quadra não ainda tinha sido coberta..e isso é uma pena.
Mas quando ser coberta voltamos com mais informações..e com duas perguntas. 
quando a quadra vai ser coberta e quando será sua inauguração. 
não foi hoje mas como sempre digo:
demora..mais chega..rsrs
até a proxima postagem".


Leia mais em: http://amigasreporteres.blogspot.com/

Post: Eric

26 outubro, 2010

História na língua, conservadorismo e modernidades. Atividade turma 443

"oie pessoal! stá atividade q faremos. vc's terão q  defender ou naum a utilização dessas mordenidades liguisticas.
_oie miga, td bem?
_td e contigo?
_melhor agora!
_hum q bom!
_e aí tem 9vidades?
_no momento naum..
_e túh?
 HELANA, aluna da turma 443 (Noturno)


A palavras acima foram escritas propositalmente no chamado "internetês", uma forma de escrita bastante utilizada na internet, amada pelos jovens, mas odiada por muitos catedráticos da língua portuguesa, sobre esse fenômeno gostaríamos de abrir o debate com o trecho abaixo.

Trecho de provocação do debate:
"A linguagem é um dos principais registros históricos de cada cultura,  de acordo com o PNUMA (Programa das nações unidas para  o meio ambiente) alerta para a extinção de 2.500 línguas em todo o mundo, principalmente as indígenas.  Por outro lado a língua sofre alterações de significado com o tempo." Esse movimento de mudança da língua tomou impulso com popularização dos meios tecnológicos de comunicação..."

Saiba mais sobre o "internetês" cliquando aqui
 
Pergunta: Você já confundiu as linguagens nas atividades escolares, usando o "internetês" na escola?
o que você pensa da língua portuguesa? queremos ouvir você.


fonte: www1. folhauol.com.br/folha. Com edições.
Prof. Eric.

21 outubro, 2010

Agora o papo é sério!


Diga-me você: Tem coisa mais fora de moda do que bebida alcoólica e cigarro?

É claro que o jovem, em particular o adolescente, trás no D.N.A o gem da descoberta. Descoberta das coisas do mundo, descoberta de sí mesmo, mas vamos ficar ligados que essa é uma brincadeira perigosa (pular de bang jump é mais seguro, checando antes os equipamentos, é claro!).

O álcool e o cigarro, apesar de não serem ilegais, são drogas que causam dependência bem semelhante a causadas pelas drogas ilegas como maconha e cocaína. Entrar nessa onda pode representar assumir uma rota de colisão a 100 km/h.

Pode parecer que, o ato de beber e fumar torna o jovem mais dono de sí e da admiração das pessoas, quando na real, isso pode ser o começo de um problema daqueles!A verdade é que, a grande maioria dos dependentes de álcool e cigarro começaram o consumo muito jovens e por curiosidade.

Helena Guilhon faz "Amostra de Talentos"


Gestora da Use 16 e Escola Helena Guilhon no Hangar

Lilith Ensinando alunos
de outras escolas
a blogar
A Escola Helena Guilhon faz amostragem das produções dos alunos, no evento “Escola pública de Talentos” ocorrida no Hangar nos dias 20 e 21 deste mês. Durante o evento os alunos produziram postagens e ensinaram alunos de outras escolas a utilizar o blog. Outra produção que chamou atenção no evento foi a produção de um vídeo-documentário sobre a reforma protestante, esse produção foi feita pelos alunos da turma 2111 sob orientação do professor Eric Siqueira e Sidney Silva.

Parabéns a todos os alunos pelo Sucesso que a escola na Helena Guilhon tem alcançado!!!






Alunos e Professor Sídney
Fazendo o Maior Sucesso!



 
Jéssica Ensinando a blogar



Alunas Luana, Barbara, Adrielly e Jésica
da Esc. José Alves Maria
visitam apresentção
do Helena  guilhon
 

E Elas Gostam!!!
Dancem Gatinhas!


19 outubro, 2010

Ações que Fazem Efeito!!!

Comentário de um aluno:
“Com licença, observei que há a postagem de um poema no blog, o "SÓ O TEMPO PODE MOSTRAR" Também sou aluno do Helena Guilhon, receio que também tenha direito a um espaçinho ai no blog, se possível gostaria que vocês o postassem, se não for pedir de mais!”
Comentário do professor:
 Caro aluno, saiba que temos a honra de ver e publicar suas idéias, esse blog foi criado para os alunos, ou seja, pra você. Por enquanto somente os alunos que participaram da oficina de blog ocorrida e divulgada na escola estão postando, porém isso não impede que qualquer outro aluno da escola também publique suas experiências e conhecimentos. Você pode me procurar no turno da noite na sala de informática, professor Sidney Silva. Atualmente eu sou o único professor lotado neste espaço e tenho que dar conta de uma demanda quase sempre além do que eu deveria atender.
Fico Feliz de ler e publicar sua produção gostaria também de saber seu nome e sua turma, sinta-se acolhido com muito respeito.
 POEMA DE UM ALUNO

"QUERER INCONCEDIDO"
QUERIA TE TER ENTRE MEUS BRAÇOS SENTIR TUA RESPIRAÇÃO E ACARICIAR TEUS CABELOS. QUERIA ADIMIRAR TEUS TRAÇOS SABENDO QUE EU ERA O ÚNICO QUE PODERÍA TÊ-LOS. MAS O TEMPO MALDOSO JUSTICEIRO ME DESPEJOU DE TUA PELE E ME PLANTOU NO MUNDO A FORA. QUERIA TEU PERFUME RESPIRAR DE ROSA JÚVENIL EM ESTADO DE PLENA FELICIDADE. QUERIA EM TEUS OLHOS MIRAR E DESCOBRIR O VERDADEIRO SENTIMENTO QUE OS INVADE. MAS TU NÃO ME SALDAS COM A MESMA GANA MINHA PRESENÇA TE MACHUCA E NÃO TE FAZ MAIS RIR. QUERIA TUAS MÃOS NAS MINHAS. TE GUIAR NESSE MUNDO PERIGOSO E CHEIO DE MALDADES SER TEU ABRIGO NAS INFELICIDADES TEU PARQUE DE DIVERSÕES NAS INCESSANTES ALEGRIAS. MAS VAGO POR AI A FORA EXPULSO DE TUA PELE, DESPEJADO DE TEU CORAÇÃO. EU SEI, VENDÊMOS BARATO O QUE NÃO TINHA VALOR. PARÂMOS E SUCUMBIMOS DE ANTE TODO E QUALQUER TEMOR. JÁ NÃO TE SINTO, NÃO TE OUÇO, NÃO TE VEJO. O CÉU E AS ESTRELAS, JÁ NÃO TE PROMETO MAS JURO POR DEUS... ENTRE MEUS BRAÇOS QUERIA TE TER. MAS O TEMPO MALDOSO JUSTICEIRO TE ROUBOU E NA ESTRADA DA VIDA ME DEIXOU A PERECER.
Por um Aluno Anônimo

Postagens no Blog!!! Vamos Mudar Essa Idéia!

O blog é uma ferramenta de informação e interação, sua principal função na educação é promover situações de aprendizagens e  a co-autoria do aluno. Sendo assim, ouvir a voz do aluno é ver e ouvir o resultado do nosso trabalho. É também minimizar a idéia de transmissão de conhecimento que infelizmente ainda existe no contexto escolar. Sempre achei que o professor deve apenas instigar e nortear o conhecimento que os alunos constroem ao longo do processo educativo, assim o blog é uma ferramenta ideal para que os alunos compartilhem aquilo que eles produzem, aprendem e desejam aprender. Sempre sonhei em ver isso acontecendo no Helena Guilhon, pois meu trabalho não é para os professores, gestores e secretarias, mas para aqueles que honram meu salário, os alunos.
Minhas articulações não vem atona por fotos e propagandas no blog, mas elas acontecem por trás do bastidores, preparando o palco e o cenário da festa para meus alunos, se hoje tivemos mais uma vez dois alunos premiado no concurso de blog sei que meu trabalho está dando certo e fico mais feliz  por isso do que pela premiação da escola, também, no concurso de blog. Caro leitor, ficarei muito mais feliz quando eu puder ver nos blogs das outras escolas os alunos dinamizando o conhecimento por meio de suas postagens. Nós professores devemos descer do altar é dar a vez para quem a merece, o aluno.

Muito feliz por meu trabalho:
Prof. Sidney Silva.

A Escola Agradece!!! Ginásio Novo e Muita Festa vem Aí!!!

As ações do GOVERNO ANA JÚLIA E SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO alegram mais uma vez os alunos e comunidade da escola Helena Guilhon, O motivo é A CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO DE ESPORTE DA ESCOLA, essa iniciativa comprova o respeito do governo com a educação em especial com aluno. O ensino digno e de qualidade é uma bandeira que o governo realmente tem levantado, uma vez que teve modificado a situação de ensino em muitas escolas do Estado do Pará, tanto em reformas de prédios como em oferta de qualificação profissional de pós-graduações para professores. Outras iniciativas relevantes foram os programas de bolsas e qualificações profissionais para os alunos  bem como:
O programa Aluno Integrado; aluno bolsista da sala de informática(Argonauta); projeto Rádio Escola; Projeto TV Escola e Projeto Portas Abertas.
A comunidade escolar está realmente grata por esses avanços concebidos à educação como um todo.

18 outubro, 2010

1º LUGAR NO CONCURSO DE BLOG!!!! OBRIGADO LEITOR!!!


A Escola D. Helena Guilhon tem a honra de anunciar mais uma vez a conquista do primeiro lugar do concurso de blog categoria escola, o qual foi promovido pelo NTE-Ananindeua-Pa. Na verdade o mérito dessa conquista vai a todos os alunos, professores e gestão da escola que desenvolveram ações significantes para a construção e divulgação do saber. Vale ressaltar a importância da política pública de implementação de blogs nas escolas, desenvolvida pela SEDUC-PA em parceria com CTAE/NTEs e PROFESSORES DE SALA DE INFORMÁTICA, uma vez que tem melhorado bastante a visão de educação em nosso estado e de nossos alunos co-autores do conhecimento.

04 outubro, 2010

Só o tempo pode mostrar

Será que um dia essa dor acabará?
dói tanto que quase não posso aguentar,
sou obrigada a ficar calada,
esperando o tempo passar.
talvez isso passe,
talvez só mais tarde, porém ninguém sabe...

03 outubro, 2010

Se preparem por que o ENEM está chegando...

Essa vai pra galera que está no momento “neura”, com a hora das provas do ENEM e vestibular chegando.
A dica é dar um pé no desespero e relaxar. Não vai adiantar extrapolar os limites físicos e mentais, por que a exaustão não trás rendimento. Concentração é importante, mas disciplina e método são fundamentais.
Agente sabe que a enchurrada de conteúdo pra estudar é doloroso, mas se você se mantiver bem informado, antenado com o que acontece a sua volta e tentar aproximar o seu dia-a-dia, vai por min, que a coisa rola!
E, é claro, dar uns roles de vez em quando por que ninguém é de ferro!Pegar um cineminha, se reunir com a galera e essas coisas que todos nós gostamos de fazer... Pode crer que é legal e faz crescer!Na real, reserva em dia da semana para o lazer e os outros seis vão ficar mães fáceis de encarar.
Pra quem vai fazer a prova para a UFPa, a novidade esse ano é que a nota do ENEM vai valer como a primeira fase. Portanto, se liga meu povo e vamos mostrar que os adolescentes sabem pensar!Sim, por que o ENEM não está de brincadeira, as questões não são mais como no tempo da vovó, tudo decoradinho... Agora a proposta é entender, questionar, organizar as idéias e aplicá-las.
Pra aqueles que já têm definida a escolha da profissão, e que sabe ser esse o seu caminho, valeu!BOA SORTE E SIGA FIRME. Mas, aqueles que ainda estão na dúvida (como eu), nada de stress, ainda dá tempo de pensar mais um pouco. O importante é saber o que realmente lhe dá prazer. Que tipo de atividade tem haver com você, que tipo de lugar você passaria seu dia numa boa e, mais legal ainda, que contribuição você poderia DAE pra que o nosso mundo fosse um “lugar” onde se deve estar.
Então, a palavra de ordem é organização. Organização do tempo e das informações, por que as provas serão nos dias 6 e 7 de novembro das 13h e vai até as 17h30 no sábado e no domingo das 13h às 18h30. Só um lembrete: no dia 6 a prova é de ciências naturais e humanas e no dia 7 de linguagem e códigos, redação e matemática. VAMOS ARREBENTAR GALERA!!!!




Postado pela aluna da turma 1001 da manhã: Lilith Clara Nascimento

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.