Na postagem anterior afirmei que muito me incomoda ver tantos blogs de escolas da rede pública (estadual e municipal) aqui em Belém abandonados ou desatualizados há meses. Fiz, também, uma postagem semelhante no Blog do NTE-Belém, tentando chamar a atenção para esse fato e sensibilizar não apenas os responsáveis pela Sala de Informática (SI) dessas escolas, como a Coordenação Pedagógica e gestores. Agora, conforme o prometido, apresentarei algumas prováveis condições para a existência dessa situação, tomando por base conversas tidas com alguns desses professores blogueiros.
Então, por que os blogs das escolas permanecem desatualizados?
Segundo alguns dos professores com quem conversei, a principal razão é a falta de tempo. Alegam que é um trabalho extra e que exige um tempo extra, o qual, além de tomar horas do lazer ainda não é remunerado.
Outra razão é a falta de parcerias ou de interesse do corpo técnico e docente da escola. Alegam falta de apoio da equipe técnica e pedagógica da escola, o que não é muita novidade, em se tratando da Sala de Informática. Conheço o caso de um professor que, após criar o blog de sua escola e contar com um grupo de alunos colaboradores, não conseguiu sensibilizar os demais colegas, nem a direção da escola, e depois de muito insistir, mudou de escola...
Em muitos casos a escola acredita que o Blog é da SI é do professor lá lotado, assim, pouco ou nada fazem para ajudar na sua melhoria e manutenção. Na mais das vezes o professor de SI trabalha solitariamente. É isso que atesta a Profª Iolanda, do Felipe Smaldone, num comentário a este blog:
“... eu me sinto igual ao beija-flor tentando apagar o incêndio sozinho... Me tornei a chata das reuniões, sempre pedindo: "por favor acessem o nosso blog", "deixem seu comentário", "enviem assuntos, notícias, projetos, qualquer coisa para postagem...", mas mesmo assim ainda não consegui êxito. Só consigo fotos das festas e os poucos trabalhos dos professores que coloquei foi porque fui pra sala de aula fotografar e observar a atividade. Já tive vontade de desistir...mas acabo pensando que as coisas vão melhorar e que conseguiremos nosso objetivo.”
Mas o pior, para mim, é que muitos professores de SI não apresentam interesse em conhecer e aplicar os recursos da Web 2.0 na educação ou para melhorar seu trabalho pedagógico. Parece que ficaram satisfeitos com o básico dado na sua formação, da mesma forma que se contentaram com sua formação acadêmica. Por sorte temos educadores que não deixam sua esperança se desfazer... que acabam "acabo pensando que as coisas vão melhorar e que conseguiremos nosso objetivo"...
Franz - em este blog é minha rua
Então, por que os blogs das escolas permanecem desatualizados?
Segundo alguns dos professores com quem conversei, a principal razão é a falta de tempo. Alegam que é um trabalho extra e que exige um tempo extra, o qual, além de tomar horas do lazer ainda não é remunerado.
Outra razão é a falta de parcerias ou de interesse do corpo técnico e docente da escola. Alegam falta de apoio da equipe técnica e pedagógica da escola, o que não é muita novidade, em se tratando da Sala de Informática. Conheço o caso de um professor que, após criar o blog de sua escola e contar com um grupo de alunos colaboradores, não conseguiu sensibilizar os demais colegas, nem a direção da escola, e depois de muito insistir, mudou de escola...
Em muitos casos a escola acredita que o Blog é da SI é do professor lá lotado, assim, pouco ou nada fazem para ajudar na sua melhoria e manutenção. Na mais das vezes o professor de SI trabalha solitariamente. É isso que atesta a Profª Iolanda, do Felipe Smaldone, num comentário a este blog:
“... eu me sinto igual ao beija-flor tentando apagar o incêndio sozinho... Me tornei a chata das reuniões, sempre pedindo: "por favor acessem o nosso blog", "deixem seu comentário", "enviem assuntos, notícias, projetos, qualquer coisa para postagem...", mas mesmo assim ainda não consegui êxito. Só consigo fotos das festas e os poucos trabalhos dos professores que coloquei foi porque fui pra sala de aula fotografar e observar a atividade. Já tive vontade de desistir...mas acabo pensando que as coisas vão melhorar e que conseguiremos nosso objetivo.”
Mas o pior, para mim, é que muitos professores de SI não apresentam interesse em conhecer e aplicar os recursos da Web 2.0 na educação ou para melhorar seu trabalho pedagógico. Parece que ficaram satisfeitos com o básico dado na sua formação, da mesma forma que se contentaram com sua formação acadêmica. Por sorte temos educadores que não deixam sua esperança se desfazer... que acabam "acabo pensando que as coisas vão melhorar e que conseguiremos nosso objetivo"...
Franz - em este blog é minha rua
2 comentários:
Gostaria de exceder e extender essa polêmica. Tenho certeza, quase 100%, que isso acontece com todos os blogs de escolas públicas. O professor da SI é acusado de muitas coisas, não há "méritos" com suas boas intenções, dizem que querem se dar bem com o diretor e por ai vai.
Claro que uma visão egoísta da coisa. Tais professores não percebem a oportunidade de crescerem e fazerem crescer.
Os Heróis da Resistência, como sempre digo, estão de parabéns, afinal de contas sob todas as críticas, falta de incentivo, desesperança e "falta de tempo", estão fazendo a diferença, estão mostrando como driblar as advresidades em prol de um bem maior. Como fizeram seus antepassados antes de nós quando se reuniram em "academias", ou quando mostravam suas decorbertas ao mundo, embora, controversas do sistema dominante, não tiveram medo, e hoje somos agraciados com o saber construído.
Enfim, o blog de uma escola deveria ser tão, ou mais importante quanto sua biblioteca. É uma forma de trazer a comunidade pra mais próximo da escola e o aluno mais próximo do professor. É inegável que a família faz um diferencial enorme na educação dos filhos. Filhos onde a família é integrada a escola são mais bem sucedidos. Ai o blog pode fazer a diferença fazendo esta aproximação.
Os "Heróis da Resistência" estão fazendo a sua parte. Será que você está fazendo a sua? ou será que vai ficar reclamando do governo? reclamando do deputado? do vereador? do prefeito? da governadora? que não recebe o "extra" para blogar?
A verdadeira mudança é feita na sala de aula todo dia. Estamos fazendo história todo santo dia. O desafio é consigo mesmo, incentivar, ajudar, surpreender a cada aula nossos alunos. Não temos incentivos das "autoridades", é verdade, mas temos a internet, temos a dádiva de sermos educadores, temos a missão de mudarmos nossa comunidade, nossa cidade, nosso Estado, nosso País, nosso Mundo.
É um belo desafio, não acham?
Eu também trabalho sozinha o blog da escola R. vianna. cansei de pedir ajuda a alunos e professores e até o momento nao houve interesse. Ano passado trabalhei sozinha o blog da escola para o concurso, ninguém se interessou em me ajudar e mesmo o meu blog sendo um dos ganhadores a direção nao reconheceu o esforço. mas nao desanimo, continuo na luta.
Postar um comentário