20 dezembro, 2009

Ainda acerca dos livros na escola...

Olá!
Desculpa vir aqui e invadir o blog, mas não pude de deixar de visualizar tal comentário acerca do peso exercido pelos os livros da escola!
Começo por dizer que sou uma aluna Portuguesa de 16 anos!
E sinceramente não vejo o que está de errado com o facto de levarem muito peso na mala da escola, porque vocês em média, têm a apenas cinco horas de aulas por dia +/- onde os alunos nem têm de levar os livros todos... No ensino português todos os alunos têm em média 8 horas de aulas por dia, estando um dia inteiro na escola, onde maior parte dos alunos almoça dentro do mesmo estabelecimento, com comida miserável, esse se identifica como o meu caso. Em conta temos que levar todos os livros das respectivas aulas que temos por dia, para cada disciplina é preciso dois livros, e quem não levar tem como pena, levar falta de material, que ao acontecer três vezes seguidas é uma falta de presença, o que dará um recado para casa na caderneta do aluno para os pais fazendo queixa de que o seu educando não esta a apresentar o devido material da disciplina, se o caso continuar será efectuada uma chamada de atenção ao Director(a) (chefe ) de turma, se o mesmo caso continuar a agravar-se, será o aluno penalizado com castigos!
Além disso, pelo o que me apercebo os estabelecimentos brasileiros encarregam-se de favorecer os pais, disponibilizando os livros sem pagamento... Pois, esse mesmo caso não acontece em Portugal, os pais têm de comprar todos os livros e material necessário para a escola, para o aluno poder ter uma aprendizagem correcta e sem problemas!
E ainda quero deixar específico mais uma coisa, vocês têm aulas sempre na mesma sala, e nós alunos portugueses não, temos de andar carregados para todo o lado com a mala que chega a pesar muito mais de 5kg
Agora espero que pensem e que vejam que vocês têm todas as regalias!
E não vejo realmente onde está o vosso problema!
Cumprimentos de uma aluna portuguesa!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não ve onde está o nosso problema só por que o seu é maior??

Aqui a gente não é obrigado a levar os livros, a reflexão sobre o assunto é justamente sobre o não aproveito deles, entende?

Imagine-se numa escola onde não te obrigam a levar livros, você sabendo que eles exercem uma grande carga de peso vai levar mesmo assim?
Não estamos reclamando do peso, estamos reclamado dos livros que não estão sendo utilizados e que estão pegando poeira em casa..

Anônimo disse...

Novamente agradeço a critica dessa aluna portuguesa, Pantera. E gostaria de dizer à ela, que seja sempre bem vinda ao blog do Helena Guilhon com seus comentários, pois seu ultimo, foi muito proveitoso, já que teve por conseqüência um breve debate a cerca de um assunto, que até a uma semana atrás, era simplesmente ignorado pelo corpo escolar em geral. Agora o problema exposto no artigo “Reflexão sobre o trabalho com livros na Escola”, está explicito e tomando maiores dimensões.
É por esse motivo que a participação de todos é muito importante.
Foi uma honra recebê-la em nosso blog, Pantera. Não deixe de nos visitar.
Douglas Castilho.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.