10 dezembro, 2009

Conheçam o blog do professor Klefferson Farias

Com matérias de conteúdo, o professor Klefferson Farias (História) surge como novo membro da comunidade produtora de informações heleniana. Prestigiem! Aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

PORFIRIO, PABLO F. DE A.: A TEMIDA REVOLUÇÃO, IN: REVISTA DE HISTORIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, P.48 A 50. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: ANO 05 Nº 60 SETEMBRO DE 2010

ALUNO: CRISTIANO AUGUSTO P. DE ALMEIDA.
SERIE: 2º TURMA: ANO C
ESCOLA ALCIDES CARNEIRO


A TEMIDA REVOLUÇÃO
Nos anos 50, um grupo de camponeses que viviam no Engenho Galileia, localizada na Zona da Mata de Pernambuco, vivia uma grande dificuldade, principalmente para pagar impostos para uso da terra. Por isso os camponeses criaram uma associação de ajuda mútua, a sociedade agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco (SAPPP)
O dono do engenho Galileia, Oscar Beltrão após descobrir que essa associação tinha possíveis motivações comunistas, acabou ordenando o encerramento, porém os camponeses não obedeceram e buscaram o apoio de políticos e de entidades públicas no Recife.
Conseguiram apoio do deputado socialista Francisco Julião, e assim começava a nova jornada de um dos maiores lideres de esquerda mais conhecidos e temidos antes do golpe de 1964.
Francisco Julião começou a utilizar cordéis cantados nas feiras livres do interior de Pernambuco, panfletos e cartinhas para mobilizar os trabalhadores rurais e promover a fundação de novas sociedades agrícola em diversas propriedades e municípios do Estado, Julião ampliava a sua rede de influencia em âmbito regional e nacional com a publicação de reportagens nos principais jornais e revistas do Brasil.
Assim começou a defender para o Brasil os ideais de uma revolução a partir do campo. Por isso, foi acusado de receber dinheiro e apoio logístico cubano para organizar uma guerrilha rural, nesse período o mundo vivia o período da guerra fria, e a existência de uma revolução comunista no nordeste do Brasil, significaria uma perda para EUA, de uma região geograficamente estratégica.
Por esses fatos, que em 1961 enviou para Pernambuco uma missão chefiada pelo senador Edward Kennedy para avaliar in loco o que era divulgado pela imprensa, e também foram enviados técnicos e representantes do governo norte-americano para atuarem no nordeste brasileiro.
No entanto a temida revolução comunista não se realizou, mas em 1964, aconteceu o golpe militar, e Julião exilou-se no México, encerrando as esperanças das Ligas camponesas.

ivam leal disse...

oi klefferson, tudo bem contigo cara? espero que sim...sou ivam do mega status do turno da noite , se imaginar deve lembrar de quem se trata.deixo aqui meu contato, ivam_slz@hotmail.com
um grande abraço, até mas.blz

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.