11 dezembro, 2009

Parque dos Igarapés pretende abrir as portas à comunidade à partir de 2010




O parque dos Igarapés apresentou nesta sexta-feira(11/12) seu programa de sensibilização ambiental à comunidade, a reunião ocorreu no auditório do próprio parque, onde estiveram presentes representantes de duas comunidades ao redor do parque, professores e representantes de três escolas: Elcione , Dilma Catete, e Helena Guilhon(presença maciça), foi apresentado desde o histórico do parque até seu programa de sensibilização, que ao que tudo indica será colocado em ação com mais força a parte de 2010. Na oportunidade, Edson Mota, diretor da escola D. Helena Guilhon falou da importância dessa parceria : "...Estamos tão pertos mas parece estarmos tão distantes..., essa iniciativa do parque esta sendo muito bem vinda, pois seria muito interessante que os alunos da escola tivessem a oportunidade de visitar o parque com o direcionamento de professores em atividades extra-classe de várias disciplinas como biologia, ciências, educação física, e outras".
Com muita propriedade falou também o representante dos moradores do conjunto Satélite, Tavares, sobre a preocupação com as poucas áreas verdes que ainda existem ao redor do Rio Ariri, mostrou as ações que estão sendo feitas no sentido de impedir que os lençois freáticos, de onde a cosampa retira a agua que bebemos, sejam contaminados, tanto pelo desmatamento desenfreado para a construção de condomínios ou invasões, quanto pelo desembarque de lixo pelas redondezas.
Os representantes do parque se colocaram a disposição da comunidade para palestras sobre a questão ambiental, e parecem estar dispostos a colocar o programa em ação. Foi um passo importante que terminou com aquele lanche no final da manhã.

Blendison, Moisés, Jhonny e Wellington.
Revisão: Prof. Eric.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou aluno do 1ºano da escola D.Helena Guílhon, e tive o eminente prazer de estar presente na apresentação prestada pelo Parque dos Igarapés nessa sexta-feira do dia 11.

Confesso que era totalmente ignorante da realidade ecológica de nossa região, e graças aos profissionais do “Parque”, que de forma explicita e eloqüente, deixaram não só a mim, mas também meus colegas do 1º ano e da 8º série à par da situação e das dificuldades, que se encontram nossas áreas verdes juntamente com o Rio Ariri que através delas serpenteia.

Agora, que obtive a consciência da colossal importância dessas áreas verdes em nossa região, sinto-me preocupado, já que, se permanecermos nesse mesmo ritmo de agora, os problemas futuros serão mais agravados e preocupantes. E vejo, que a grande massa da população não esta sensibilizada ecologicamente, do mesmo modo que eu não estava antecedente a minha visita ao parque.

Presto meus parabéns ao diretor Édson Mota e a todos aqueles que foram responsáveis por essa parceria “D.Helena Guilhon – Parque dos Igarapés”, pois além de “o Parque” ser um lugar em que possamos ter um contato mais intimo com a fauna, flora e a natureza como um todo, transmitindo a importância da natureza e da sua preservação; é um local agradável de se estar e de se estudar, pois às vezes é muito mais fácil aprender com aquele cheiro de terra molhada penetrando de forma amena e suave; com o som dispersado pela correnteza do rio e a sonoridade da fauna, projetando sons curiosos e magníficos em nossos ouvidos, e com aquela leve brisa levando o aroma das folhas; do que simplesmente estando dentro de uma sala branca num ambiente muitas das vezes maçante e estressante, sendo engolido por aulas teóricas.

Douglas Castilho

Anônimo disse...

Confesso que como professor chego até a desconfiar se realmente és realmente aluno da escola, pois sua forma de escrever é bastante elaborada,ou pode ser que tenhas tido alguma ajuda, ou tomara que eu esteja errado, pois precisamos de pessoas que escrevam bem assim para compor nossa equipe. Entre em contato. Prof. Eric.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.