28 outubro, 2009

Filho de político na Escola Pública

Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas.
Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.
As conseqüências seriam as melhores possíveis.
Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar.

O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.

http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2009N5
http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2009N5> >

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.

Rolando pela web. Enviado pelo professor Rogério Kepler.
Será essa a saída??

23 outubro, 2009

Receitas da Priscila



Quer fazer algo diferente para o jantar? então ...
Conheça o blog de massas da aluna Priscila Ester(1121)

http://priskmassas.blogspot.com

Moisés.

Passeio do dia do funcionário público

Atenção, última chamada para o passeio dos funcionários da escola D. Helena Guilhon.
Será realizado no dia 31/10/2009.
Local: Clube do Neópolis
Saída: 08 horas, ônibus em frente ao Helena Guilhon.
Retorno: 17:00
Valor: R$ 15 reais (almoço + Entrada )
Informações: Diva Lopes (vice-diretora)
Fone: 32480743
Participe.
Lucirene.

Agradecimento

Agradecemos publicamente a funcionária Maria Belém, nossa bibliotecária da tarde, que esta semana se aposentou, pelos relevantes serviços prestados a essa comunidade escolar durante todos esses anos. Certamente sentiremos falta da presteza de seu atendimento e de sua simplicidade.
Obrigado.

Funcionários do Helena.

22 outubro, 2009

Como utilizar o Google docs para fazer uma prova online.

Olá amigos, após a experiência da prova online com meus alunos, percebi que é muito interessante tal tipo de prova, ela tem seus prós e contras. Como contras está que se deixa de treinar a habilidade de escrever manualmente, por isso penso ser seja mais indicado aplicá-la como atividade ou prova complementar; o professor precisa ter um blog ou site , outra, só dá para ser aplicada em escolas que possuem sala de informática, pois o professor deve se fazer presente na sala para que se evite consultas na web. Mas, por outro lado, os prós, representa uma economia de tempo em correções de provas, sem falar que se evita recolher dinheiro na hora da prova para pagar a xerox. É Claro que também se deve levar em conta a série dos alunos e seu nível de informática. Pois bem, vamos ao tutorial.


Tutorial completo

Veja a prova


Eric.

Helena Guilhon no Educarede

À convite do NTE(Núcleo Tecnológico Educacional) Washington Luís Barbosa, A Equipe "Graftvirtual" da Escola D. Helena Guilhon está participando do portal educarede, com projeto: Expressão virtual:Uma alternativa para transformação social, que terá a duração de dois meses, o objetivo principal é de sensibilizar os alunos sobre a importância conservação do patrimônio público, em especial a escola e proporcionar canais alternativos para expressão individual ou coletiva através das diferentes linguagens artísticas, incluindo a arte virtual e reflexões através da produção textual, da música e da pintura. A intenção é valorizar a forma de expressão dos alunos numa linguagem que lhe seja comum, na esperança de estabelecer o diálogo entre todos os setores da escola para a promoção do bem comum. Em Belém 21 escolas responderam à solicitação do NTE.

Nossa equipe:
Alunos repórteres:
Anna Rivik Silva da Cruz
Alexsandro das Neves Mendes
Jhonny Robert Oliveira
Moisés Balieiro dos Santos.
Wellington Gabriel Amorim Rodrigues Almeida
Tainar Moreira de Souza

Professores participantes:
Fabiola Natalie Brandão
Sidney Silva.
Eric Siqueira.

Momentos:
- Levantamento com fotos, entrevistas com alunos e professores sobre a o problema da pichação na escola.
- Pesquisas sobre grafitagem, artes alternativas, programas de computador, oficina de treinamento para o aluno formador ( repórter).
- Oficina aos alunos da escola sobre utilizando programas específicos(kolour paint, Glimp, tux paint) e sobre grafitagem.
- Campanha de conscientização ( blog, música, grafitagem). Culminando com a socialização para toda a comunidade escolar provavelmente no dia da inauguração da escola.

Toda a produção da equipe estará sendo postada neste blog e no portal educarede pelos alunos repórteres.

O EducaRede é um portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.
O Portal tem conteúdos exclusivos, preparados por especialistas em diversas áreas, que apóiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores.
Possui também canais de cultura e informação, apoio à pesquisa, conteúdos sobre tecnologia e educação. Há, ainda, ambientes interativos especialmente criados para a troca de reflexões e de práticas educativas: fóruns, salas de bate-papo agendadas pelos usuários, galeria de arte para exposição de projetos, comunidade virtual, oficina de criação coletiva de textos, além de espaço para contribuição de internautas em todos os canais.


Arte em perspectiva na escola: Projeto cidades




PERSPECTIVA


Perspectiva é um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contidos pelo olho
humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica. Por exemplo, as linhas paralelas de uma estrada, relativamente a um observador nela situado, parecerão afunilar-se e tenderão a se encontrar na linha do horizonte.

O projeto “Cidades”, portanto, surgiu como resultado de uns dos conteúdos abordados dentro de sala. Os assuntos Perspectivas e Pontos de Fuga foram desenvolvidos sob orientação e explicação prática da arte-educadora, usando como recursos, lápis, régua, borracha, lápis de cor e colagens, outrossim, houve momentos da criação de um cubo com um ponto de fuga ( 1P.F) usando ferramentas do computador e o programa do Kolour paint.

Como culminância do projeto, os trabalhos foram selecionados e expostos na entrada da escola, na página do Orkut e blog do Helena Guilhon .




TURMAS : 1001,1002,1121,1122,1101,1005,1111

TURNOS: MANHÃ, TARDE, NOITE.


Professora: Fabíola Brandão.

20 outubro, 2009

Vencedores dos Jogos internos 2009

No dia 17/10 encerrou os Jogos Internos da Escola Helena Guilhon,

Agradecemos a participação ativa dos alunos que se dedicaram e se uniram para que tudo desse certo, pois os jogos só existem por causa de vocês.

Campeões

Volei Feminino Ensino médio - 3121

cat fundamental - 613

Volei Masculino Ensino médio- 3121

cat A fundamental- 513

cat B fundamental- 712

Queimada Fundamental – 831

Médio- 3121

Futsal Feminino fundamental- 731

Futsal Feminio Médio- 3121

Futsal Masculino fundamental- 832

Futsal masculino médio- "Os pretos" (turno da noite)

Handebol Feminino Fundamental -513

Handebol masculino Fundamental- 613

Handebol masculino médio- 1001

Basquete masculino médio- 1002

Futebol de campo masculino- 713

Dominó- 512- Jean Cairo

Xadrez- 811- Joel

Dama- 811- Joel

Tênis de mesa- 1001-Sandro cesar (noite)

Arremesso de peso masculino- 612 Marcus Shordam

Arremesso de peso feminino- 513- Nathalia

Lançamento de dardo Masculino- 612- Marcus Shordam

Lançamento de dardo Feminino- 513- Nathalia.

Salto em distância Masculino- 431- Jorge da Silva.


Parabenizamos a todos os ganhadores das modalidades que nesse momento, estão muito felizes comemorando a vitória com suas turmas. Agradecemos também a colaboração dos professores Silvio (matemática), Marcio( filosofia), Sidney( inglês), Eric (história), Tarcila (inglês), Alexandre(secretaria) que nos deram uma força na modalidades, aos estagiários de Ed. Física: Gustavo, Rodrigo, Jessica, Fábio, Leonan,(UFPA) ; Junior e Ana( ESMAC) ; a direção; aos alunos Leandro, Wellinton, Afonso, Marcos, Diego,Moises e a todas as outras pessoas que não citei o nome mas que foram de estrema importância para que tudo desse certo.

Parabéns também ao da turno da noite que marcou sua presença com seus times todos organizados e bastante motivados em participar, em especial as minhas turmas 441, 1004, 1005 e 2003.

Espero que todos tenham gostado e no próximo, se Deus quiser, ano aguardo vocês novamente

Professora de Educação Física Ana Paula.

18 outubro, 2009

14 outubro, 2009

O professor

Olha ele(a) aí
Como trabalha
De dia, de noite, de madrugada...
Sem tempo pra nada
Numa grande maratona.
Tarefas pra corrigir...
Avaliações pra fazer...
E ainda tem
Os benditos planos de aula!
Que vida sofrida
Dos mestres da vida
Eternos soldados
Sempre no combate
Prontos pra luta
Sem fugir da labuta.
A eles são confiadas
A formação dos cidadãos
Formar mentes brilhantes
Que responsabilidade!!!
Educar um cidadão...
Puxa que missão!!!
Mas...
Dá pena de se ver
Como são desvalorizados
Deveriam ser os mais bem remunerados...
Mas é brasil, fazer o que??

Autora: Cleidiane Lima. Ererê-Ceará
fonte: http://www.mundojovem.pucrs.br/poema-professor-41.php

Prof. Sidney aos professores do Helena.

Abertura dos IXJogos Internos 2009


Capoeira, danças, Hino nacional, música do Airton sena, apresentação das equipes, juramento, tocha olímpica, Hip-hop com Moisés e sua equipe, basquete de rua (jogo apresentativo), pancadão, balé-clássico, futsal (professores x funcionários). Não sei como os professores Derick, Nuno, Marcio e Ana Paula conseguiram fazer para agradar gregos e troianos e organizar tão bem essa abertura. E você, o que achou?
Eric

12 outubro, 2009

Docx para doc

Quem usa o pacote office 2007 sempre tem problemas quando vai abrir o arquivo em outro computador. O que fazer nessa hora?

http://diegoxavier.com/como-transformar-docx-para-doc/

09 outubro, 2009

Trabalho de Equipe para colocar o vídeo da escola lá em cima

Vamos continuar acessando o vídeo que está representando a escola no concurso do navegatube sobre a Amazônia. Estamos concorrendo na categoria popularidade. Clique na foto ao lado para ver o vídeo do Moisés.


Argonautas

08 outubro, 2009

Educação ambiental em foco









Estamos realizando o ciclo de palestras de educação ambiental, onde os palestrantes são os concluintes do 3º ano da tarde (3121). Estes estão abordando temas importantes como o lixo, efeito estufa, água e desperdício de alimentos.
O público alvo das palestras são alunos da 5ª e 6ª séries dos turnos da manhã e tarde.
Esperamos com este evento criar multiplicadores do pensamento ecológico.

Professora Eneyda (Biologia)

07 outubro, 2009

Reconhecimento aos professores



























“Mestre não é o que ensina, mas aquele que de repente aprende.”

E hoje nós professores aprendemos. Aprendemos que a semente do saber, do respeito, do reconhecimento, da valoração se mostrou de um modo tão simples e tão gratificante. Foi num gesto dos alunos da turma 1101, em especial a aluna Mª. Da Conceição Martovicz que preparou um lanche e expressou sua gratidão por este ser humano que é PROFESSOR, e que fez e faz do ensinar sinônimo de doação e perseverança na descoberta do novo. Hoje nós fomos os alunos, e percebemos que: Há pessoas que semeiam flores de esperança e luz; nos tomam pela mão conduzindo a novas descobertas. Na oportunidade nossa colega Aparecida presenteou através de sorteio, 2 canetas especiais; os professores felizardos foram a Talita(Inglês) e o Klefferson (História)

Professores da Escola.

IX JOGOS INTERNOS

Até dia 08/10 estão abertas as inscrições para os jogos internos Helena Guilhon.
  • Abertura: 13/10/09
  • Jogos: 14/10 à 17/10/09 (todos os turnos)
  • Horário: 17 h
  • Modalidades:
Coletiva: Futsal, Futebol de campo, Volei, Basquete, handebol e Queimada.

Individual: Xadrez, Dama, Dominó, Tênis de mesa, Mini-maratona, Salto em altura, Salto em distância, Arremesso de peso e Arremesso de dardo.

  • As séries que pretendem apresentar danças devem procurar os professores de Ed. Física para se inscreverem.
  • Cada turma deve confeccionar seu próprio uniforme para os jogos.
  • Mais informações com os professores de educação física.
Prof. Ana Paula.

06 outubro, 2009

Eleição para direção de escola é inconstitucional.

Na sessão desta quarta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou seu entendimento de que as eleições diretas para provimento de cargos comissionados nas diretorias de escolas públicas é inconstitucional. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2997, ajuizada na Corte pelo Partido Social Cristão (PSC) contra dispositivos da Constituição Estadual do Rio de Janeiro e outras normas derivadas.

O dispositivo questionado (artigo 308, inciso XII, da Constituição Estadual Fluminense) define que as eleições para a direção de instituições de ensino públicas estaduais no Rio de Janeiro deveriam ser feitas de forma direta e com a participação da comunidade escolar. E as leis estaduais 2.518/96 e 3.067/98 regulamentam este artigo.

Para o PSC, o cargo de diretor de unidades escolares é um cargo em comissão, cujo provimento “pertence à esfera discricionária do chefe do Poder Executivo, em cuja estrutura organizacional aquele cargo se insere”. As normas ferem os princípios constitucionais da independência dos poderes e da gestão democrática do ensino, além de afrontar os artigos 37, XI (exigência de concurso para ingresso nos cargos públicos); 61, II, "c" (competência privativa do Presidente da República para propor leis sobre servidores públicos federais); e 84, II e XXV (competência exclusiva do Presidente da República para exercer a direção da administração federal e prover e extinguir os cargos públicos federais).

O relator do processo, ministro Cezar Peluso, lembrou que o tema já foi amplamente discutido e pacificado pela Corte. Assim, com base em diversos precedentes, o ministro votou pela procedência da ação, entendimento que foi seguido à unanimidade pelos demais ministros presentes à sessão.

fonte: http://www.jornalnoroeste.com.br/index.php?pgID=7729

Enviado pelo prof. Nuno

Em que grupo você está?

Durante os primeiros dias de observação na escola Dona Helena Guilhon, notou-se que os alunos das turmas estão divididas em três tipos: No primeiro grupo estão os alunos que não se interessam pelas aulas, saem de sala e atrapalham os colegas durante a explicação do professor. No segundo grupo estão os alunos esforçados, atentos as aulas, comunicativos que possuem maior facilidade de absorver o conteúdo das aulas. No terceiro grupo estão os alunos deslocados, não conversam, ficam quietos, prestam atenção nas aulas mas não interagem com o professor, seja por timidez ou medo. Constatamos em alguns alunos certa indiferença quanto a importância da escola, e o ano letivo estava apenas começando. Nos primeiros dias de aula os professores empenharam-se em estimular a interação com e entre os alunos, porém nem todos correspondiam positivamente, uns por serem novos na escola e os outros demonstravam aparente desinteresse. Apenas uma minoria fazia as atividades propostas em sala, a maioria restante apenas copiava.

Dayane D. Rodrigues/História
Jerusa Miranda/História
Kelly Chaves Tavares/História
Laise Barros/Letras
Lucinéa Carvalho/Letras
Marina Hungria Nobre/História
Nandra Ribeiro Silva/Letras
Raquel Hianes Oliveira/Letras
Talice Quadros/Letras
Alunos do Projeto fortalecer.

05 outubro, 2009

Projeto TV sem rasura é apresentado ao conselho escolar

No dia 30/09/2009 o Projeto TV sem rasura de autoria de ex-aluno Alexandre e coordenado por Valdir prevê formação profissional em diversas áreas relacionadas com produção televisiva, como cinegrafistas, editor de imagens, cenografia, etc, para alunos e membros da comunidade., completando um total de 12 cursos formando 120 novos profissionais nesta área. Todo o investimento em equipamentos como datashow e outros farão parte do patrimônio da escola. Em reunião com o conselho escolar , após apreciação e aprovação do projeto, foi discutido a provável data de apresentação do projeto para os professores e técnicos assim como a do início dos trabalhos.





Por: Eric Siqueira
Fotos: idem.

Escola promove dia de lazer no clube da seduc

Alunos da escola participaram de um dia de lazer na última sexta-feira (02/10/2009) após uma bateria de provas da 2ª avaliação.




















"Quero parabenizar a direção da escola pela manhã de lazer para os alunos na seduc, foi organizado e muito divertido para todos" Rosangela (3112).


Fotos: Alunos Clecio Neves e Rosangela.

Dados da Escola

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Pará, localizada em Belém, no Cj. Satélite WE 5, s/n, fone: 3248-0743, temos 2200 alunos, divididos em 3 turnos, e em média 80 professores. Email do blog: donahelenaguilhon@gmail.com / Direção: Edson Motta/ Vice-Direção: Manhã- Eliana Ferreira , Tarde/ Noite- Alice Carvalho.